pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Uma seleção de títulos sobre a obra e o pensamento de Godard
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quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Uma seleção de títulos sobre a obra e o pensamento de Godard

Uma seleção de títulos sobre a obra e o pensamento de Godard Edição do mês Redaçãodisse: 5 de novembro de 2020 Uma seleção de títulos sobre a obra e o pensamento de Godard 3 O cineasta francês Jean-Luc Godard ganhou notoriedade com seus filmes políticos de vanguarda (Foto: Philippe Doumic/Domínio Público) A Nouvelle Vague e Godard Michel Marie Papirus, 272 páginas Tradução: Juliana Araújo e Eloísa Araújo Ribeiro A história das origens da Nouvelle Vague e da elaboração do primeiro longa-metragem de Godard, Acossado, é examinada por um dos principais especialistas no movimento que revolucionou o cinema francês, originado entre os redatores da revista Cahiers du cinéma. Godard e a educação Organização: Ana Lucia Soutto Mayor e Mário Alves Coutinho Autêntica, 192 páginas O livro apresenta uma coletânea de textos sobre a contribuição de Godard para a formação humana e a educação. A partir da produção cinematográfica do cineasta, suas narrativas e estratégias discursivas, os autores refletem sobre estratégias pedagógicas inscritas em seus filmes. Cinema, vídeo, Godard Philippe Dubois Cosac Naify, 324 páginas Tradução: Mateus Araújo Silva O teórico da imagem Dubois escreve sobre a presença do vídeo na obra de Godard. O livro é dividido em três partes: a primeira sobre as potencialidades artísticas do vídeo, a segunda sobre as relações do vídeo com o cinema e a terceira sobre o uso do meio eletrônico pelo cineasta. Godard, imagens e memórias: reflexões sobre História(s) do cinema Organização: José Francisco Serafim EDUFBA, 226 páginas Vários autores, como os franceses Céline Scemama e Antoine De Baecque e o próprio organizador, exploram a série de TV História(s) do cinema como um divisor de águas na obra de Godard, uma obra que combina gêneros, formatos e suportes, além de uma trilha sonora extremamente complexa. Jean-Luc Godard: história(s) da literatura Maurício Salles Vasconcelos Relicário, 300 páginas O autor, poeta, videoartista e pesquisador evoca no título a série televisiva História(s) do cinema de Godard. O livro identifica citações e alusões literárias na filmografia de Godard, além de relacionar, de forma original, elementos dos filmes com aspectos de obras literárias não referidas neles. Godard e a revolução do cinema Pietro Milan e Bruno Colli Clube de Autores, 112 páginas Os jovens críticos Milan e Colli conceberam o livro como uma introdução ao cinema de Godard por meio de suas influências cinematográficas e da história da arte. A primeira parte traz um resumo breve mas completo da obra do cineasta e a segunda enfoca a trilogia do sublime. Escrever com a câmera: a literatura cinematográfica de Jean-Luc Godard Mário Alves Coutinho Crisálida, 288 páginas Coutinho, escritor e ensaísta de literatura e cinema, mostra Godard como um cineasta que reinventou o próprio cinema e reconfigurou o fazer audiovisual. Para o autor, o cineasta sabe escrever com a câmera sem deixar de ser absolutamente cinematográfico. Introdução a uma verdadeira história do cinema Jean-Luc Godard Martins Fontes, 312 páginas Tradução: Antonio de Pádua Danesi Reunião de palestras que Godard proferiu na Universidade de Montreal em 1978. A palavra “verdadeira” no título significa que a história do cinema seria contada sobretudo em imagens e sons, e não com textos expositivos – como o cineasta realizava na série em vídeo História(s) do cinema. Godard de Acossado a Imagem e palavra Mário Alves Coutinho ETM, 264 páginas Lançamento, em homenagem aos 90 anos de Godard, é uma compilação de ensaios sobre 14 filmes do cineasta, de seu primeiro longa-metragem ao mais recente, incluindo títulos menos conhecidos, como O pequeno soldado (1963) e Meetin’ Woody Allen (1986). (Publicado originalmente no site da Revista Cult)

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