pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: As dificuldades de comunicação do PT ( também pelas redes sociais).
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Editorial: As dificuldades de comunicação do PT ( também pelas redes sociais).



Sabe-se que um dos grandes trunfos da campanha do presidente Jair Bolsonaro(PL) são as redes sociais, onde eles conseguém superar os adversários desde a última campanha, quando tornou-se Presidente da República. Entende-se, portanto, seu eterno agradecimento ao filho Carlos Bolsonaro, que ficara responsável por essa parte da campanha naquelas eleições. Quando das memoráveis campanhas de Lula, o PT mantinha um staff bem azeitado cuidando deste assunto. Ao longo do tempo, foi perdendo essa espertise, numa arena que tornou-se estratégica em qualquer campanha política, a despeito das críticas aos equívocos e excessos. 

Trata-se de um território que vem sofrendo forte vigilância da Justiça Eleitoral, justamente por ser uma arena vulnerável à disseminação das chamadas fake news, ou seja, notícias falsas, transformando a mentira numa arma política poderosa contra os adversários. Essa prática, além de ilegal, imoral e antirepublicana, contribui para distorcer todo o processo político, pois, ao invés de se discutir propostas ou plataformas de governo, os atingidos passam toda a campanha tentando desmentir inverdades, em nada contribuindo para um debate público sadio e desejável numa eleição. 

Até recentemente, fomos informados de que o ex-presidente Lula teria convidado o jornalista Franklin Martins para cuidar dessa área de sua campanha. Depois dos últimos sincericídios de Lula, sua situação não ficou muito confortável junto ao seu staff de campanha. O fato concreto é que, mais uma vez, os bolsonaristas estão dando um banho nas redes sociais, o que preocupa bastante os estrategistas da campanha do petista. Há, hoje, diante desse clima político em que o país se meteu, evidências concretas de que teremos grandes embates pela frente. Não daria para combater o avanço do adversário nesse terreno apenas trocando farpas ao responder a algumas postagens, quase sempre traduzidos como xingamentos mútuos.

Os bolsonaristas, a despeito das refregas sofridas ao longo dos anos, mantém a espertise intacta. Mesmo os mais renhidos petistas, ao entrarem nas redes sociais se deparam com grupos de apoios ao presidente Jair Bolsonaro, com milhões de seguidores. São postagens com erros gritantes, produzidas com um desleixo absoluto, mas acabam atingindo os seus objetivos, o que, afinal, seria o mais importante para eles, que não dão a mínima para as regras gramaticais.  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário