pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Marília Arraes desequilibra o jogo
Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de abril de 2022

O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Marília Arraes desequilibra o jogo



Há bem pouco tempo, publicamos por aqui uma postagem sobre o cenário político pernambucano, onde apontávamos para uma provável liderança de duas mulheres na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, nas próximas eleições de outubro. Por outro lado, em outra postagem, também deixávamos claro que uma chapa "Luluzinha", ou seja, composta pelas mulheres Marília Arraes(Solidariedade), Raquel Lyra(PSDB-PE) e Priscila Krause(Cidadania), lacrava as eleições de outubro. Essa composição até chegou a ser tentada, mas sem sucesso. 

Depois de enfrentar uma corrida de obstáculos no seu antigo partido, o PT, e no conjunto da Frente Popular, a Deputada Federal Marília Arraes, literalmente, chutou o pau da barraca e resolveu o impasse de uma maneira simples: usou de sua bravura conhecida e do seu capital político expressivo no Estado. O ato, em si, causou um grande desconforto em alguns atores políticos e, principalmente, desarranjou completamente o tabuleiro político no Estado. Na primeira pesquisa com ela já no jogo da disputa pelo Governo do Estado, deu-se o que este blog já havia antecipado, ou seja, ela passa liderar a corrida pelo Campo das Princesas, desbancando a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, do PSDB, que liderava todas as pesquisas realizadas até então.

Com percentuais parecidos, ela acaba levando para a disputa de um outro cargo, a mesma tendência de voto que possuía se viesse a disputar a vaga para o Senado Federal, indicando um eleitorado fiel, que segue com ela para qualquer disputa: de síndica de prédio à governadora do Estado. Este era um outro questionamento que faziamos pelo blog. Depois de dessa última pesquisa de intenção de voto publicada pelo blog do Magno Martins, uma pergunta se coloca como pertinente: O que explica essa performance de Marília Arraes? Somente boas pesquisas qualitativas poderiam, de fato, desvendar esse mistério. 

Antes dessas pesquisas serem realizadas, vamos considerar algumas possibilidades:Ela possui uma excelente penetração e densidade eleitoral na Região Metropolitana do Recife; Nos redutos interioranos, quem sabe o seu sobrenome "Arraes" poderia, ainda, gerar alguns dividendos eleitorais; e, aqui, vai um diagnóstico mais preciso deste humilde observador da nossa cena política local: Ela representa, como nenhum outro ator político, o sentimento  anti-PSB na política pernambucana. Nunhum outro ator político foi tão atingido pelas manobras dese grupo que detém o controle do poder no Estado há 16 anos.

Mantida tais condições, pelo andar da carruagem política, Marília não precisará fazer um grande esforço para ter o apoio do ex-presidente Lula, mesmo que informalmente, uma vez que o candidato socialista continua na rabeira das pesquisas. Não seria improvável que, ao longo da campanha, Lula deixasse o andor pelo caminho, alegando dificuldades, digamos assim, em razão de sua idade avançada. A entrada de Marília Arraes no jogo sucessório mexeu profundamente com o tabuleiro político local, tanto em relação à situação quanto em relação à oposição.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário