pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Por que Jair Bolsonaro cresce nas pesquisas de intenção de voto?
Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Editorial: Por que Jair Bolsonaro cresce nas pesquisas de intenção de voto?




Se tal pergunta fosse dirigida apenas aos bolsonaristas raízes, possivelmente, eles teriam uma série de respotas para esta pergunta. Algumas delas talvez impublicáveis. Mas, a pergunta não está sendo dirigida aos bolsonaristas raízes e sim aos analistas políticos e aos institutos de pesquisa. Em última análise, aos próprios estrategistas de campanha do presidente. A melhor percepção da população sobre os rumos da economia contribuíram para melhorar seus índices de aprovação, o que acabou se refletindo em sua performance nas pesquisas de intenção de voto, num processo de recuperação contínuo. 

Nem mesmo a inflação em alta e a carestia de alguns itens como a gasolina, o gás de cozinha e o óleo de soja conseguem frear este avanço. O oléo de cozinha, por exemplo, que há alguns meses atrás era R$ 3,50 hoje atinge a estratosférica cifra de R$15,00. Segundo respeitados estudiosos do assunto, inflação alta acaba se refletindo no humor do eleitor e, consequentemente, em sua decisão de voto. Pelo andar da carruagem política, isso ainda não acabou se refletindo no desempenho do presidente Jair Bolsonaro. 

Um mistério que, como afirmamos por aqui, precisa ser explicado urgentemente. Outro mistério diz respeito ao Auxílio Brasil, que integra o carro-chefe de um pacote de bondades que teria como propósito alavancar sua campanha. Em princípio, ele poderia cumprir este propósito sim, mas há inúmeras controvérsias em torno do assunto. Até mesmo os adversários acreditaram nessa hipótese, como é o caso do dirigente do PSOL, Guilherme Boulos, que advertiu Lula para o perigo que tal programa representava ao atingir, justamente, um eleitorado historicamente mais identificado com o petista. 

Uma pesquisa comprovovou que a percepção dos beneficiários do programa em relação ao Governo e a pessoa do presidente Jair Bolsonaro é confusa e por vezes até refratárias, como, por exemplo, a queixa de que os valores seriam insuficientes. Em razão disso, o próprio Governo irá realizar uma pesquisa entre os beneficiários para entender o que poderia estar ocorrendo. O fato concreto é que Jair Bolsonaro cresce em meio às turbulências no orçamento doméstico, provocadas pelo preço dos tomate,  da cenoura, do óleo de cozinha, assim como em meio às inúmeras controvérsias e percepções em torno do Auxílio Brasil. Afinal, por que Bolsonaro cresce nas pesquisas de intenção de voto?


P.S.: Do Contexto Político: Há, de fato, algo de curioso em relação aos efeitos desse "Auxílio Brasil" sobre o eleitorado. Pesquisa da FSB\BTG, divulgada no dia de hoje, 25\04, aponta que, realmente, Lula perdeu o apoio de parte desse segmento do eleitorado beneficiado pelo programa, mas, por outro lado, esses votos não teriam migrado para o candidato Jair Bolsonaro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário