pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Agora vai. Partido da Causa Operária critica acusação contra Bolsonaro.
Powered By Blogger

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Editorial: Agora vai. Partido da Causa Operária critica acusação contra Bolsonaro.


Do ponto de vista técnico, o que é sempre possível, após a consulta aos universitários, alguns órgãos de imprensa estão levantando algumas ponderações acerca das acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Soma-se a isso uma indisfarçável simpatia por agendas conservadoras que pretendem retomar o poder no país. A nossa grande mídia sempre esteve comprometida com esses interesses. Desde 1964, para sermos mais precisos. Portanto, nenhum estranhamento por aqui. O que estranha mesmo, por inúmeros motivos, é que um partido considerado da extrema esquerda do espectro político, a exemplo do Partido da Causa Operária, o PCO, se posicione criticamente à acusação formulada pela Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Paulo Pimenta se manifestou pelas redes sociais em torno do assunto, defendendo a tese de que a acusação é uma farsa, inconsistente e não vai dá certo. É curioso como as teses defendidas pelo PCO são convergentes com as inúmeras correntes conservadoras ou de extrema direita do país que saíram em defesa do ex-presidente. Mesmo surgindo de um partido com as características do PCO. Isso chama a atenção, por alguns motivos. Por outros, nem tanto, uma vez que o Partido da Causa Operária já é um partido institucionalizado, participa do jogo da democracia representativa burguesa em todo o país. Nas últimas eleições municipais eles apresentaram às urnas seus postulantes às prefeituras, às câmaras de vereadores. 

Rui Costa aponta, em matéria publicada no site Poder360, que considera a hipótese de o bolsonarismo apenas crescer no país, na contingência de uma condenação, que sugere-se iminente. Vamos aguardar o rumo dos acontecimentos, embora estejamos hoje navegando em águas turvas do ponto de vista institucional. É torcer que as nossas instituições democráticas sobrevivam às investidas autoritárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário