pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Popularidade de Lula despenca.
Powered By Blogger

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Editorial: Popularidade de Lula despenca.

 


A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no dia de ontem, 14, que aponta uma queda de 11 pontos na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cai como uma bomba no Palácio do Planalto. Não surpreende. Lula vem de um equilíbrio instável desde 2022, quando venceu uma eleição em circunstâncias bastante adversas, sob uma condição de instabilidade política, onde a oposição fez maioria parlamentar. A centrífuga o puxava para o centro do espectro político, para um governo de conciliação, de preferência comprometido o mínimo com a companheirada, que não deixaria de fazer barulho desde então, acusando o distanciamento ou o descompromisso com as pautas básicas de sua base histórica de apoio. 

Para completar o enredo, embora tendo feito concessões expressivas, a rigor, nunca foi aceito por essas forças conservadoras, que sempre questionaram o resultado daquelas eleições e passaram a adotar a estratégia do torniquete, apertado sistematicamente desde então, seja nas ruas, nas redes ou no parlamento. Ao que se sabe, já está programado um #ForaLula para amanhã, dia 16. A pesquisa do Datafolha, onde ele aparece com os menores escores de avaliação até hoje, somente 24% consideram seu governo bom ou ótimo, deve dá um impulso a mais às manifestações. Nas eleições municipais de 2024 outro recado foi dado. O desempenho do PT foi péssimo, sugerindo prognósticos pessimistas para 2026. 

Como já antecipávamos, convinha colocar as contas públicas em ordem, evitando que o  dragão da inflação, que se alimenta da carestia, voltasse a ameaçar as gôndolas dos supermercados. Isso sim poderia trazer prejuízos ainda mais danosos do que a ausência das entregas, como sugere-se que, de fato, está ocorrendo. Entregas que, aliás, o próprio governo reconhece que ainda não foram entregues. Apontar a área de comunicação como o bode expiatório foi outro grave equívoco. Não era apenas um problema de comunicação, sugerindo que estávamos certos a apontar que não se tratava apenas do como, mas o que. Há vários fatores que podem ser elencados como determinantes nessa queda de aprovação. Ao longo da semana vamos discuti-los por aqui.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário