pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A CPI da USAID.
Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Editorial: A CPI da USAID.



A USAID - Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional - foi criada na década de 60, pelo presidente John Kennedy, no bojo de arranjos políticos que previam assegurar a hegemonia dos norte-americanos no continente. Portanto, todos os seus projetos e financiamento sempre foram marcado por um grande viés político, embora sob a rubrica de ações comunitárias. Imaginem os senhores uma agência com este perfil atuando no país na década de 60, quando os americanos acusavam a ameaça comunista no horizonte. Passados todos esses anos, mais uma vez em razão do viés político, a agência está sendo acusada de ter alimentado financeiramente atores e entidades com o propósito de ajudar a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. 

A gente faz um arrodeio linguístico por aqui, mas Mike Benz e Elon Musk já afirmaram, com todas as letras e vírgulas, mesmo sem provas, que, caso não houvesse essa ajudinha da USAID o vencedor daquelas eleições seria o ex-presidente Jair Bolsonaro. As afirmações contribuíram para acender as chamas num ambiente político propício como o nosso, onde o capim seco só espera um sopro para pegar fogo, sabendo-se, por outro lado, que a extrema direita ou o bolsonarismo sempre questionaram o resultado das últimas eleições presidenciais. Há uma mobilização de parlamentares de oposição no sentido de angariar apoio para uma proposta de CPI, que já conta com mais de cem assinaturas. 

Acreditamos que essa CPI vingue, diante desse impulso, a disposição de luta dos oposicionistas e, principalmente diante do desgaste do Governo Lula3. No domingo, 16, ao que sabe, já está programada uma nova mobilização no sentido de pedir anistia aos envolvidos na tentativa de golpe do 08 de janeiro. O Governo anda apanhando nas cordas e, quando tenta sair, fica completamente zonzo, como nessa proposta de baratear o valor do botijão de gás, fornecer dentaduras, quando se sabe que as finanças já não comportam tanta bondade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário