pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Raí e Drauzio Varella, as opções do PT.
Powered By Blogger

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Editorial: Raí e Drauzio Varella, as opções do PT.



Será muito difícil reverter até outubro de 2026 a situação francamente desfavorável que o PT enfrenta neste momento. Nos corredores da capital federal, entre os integrantes do Governo Lula3, duas questões colocam-se como cruciais: A adoção de medidas ou estratégias de governo que possam reverter essa crescente impopularidade e o fortalecimento de um nome do staff político que possa constituir-se como alternativa ao nome de Lula como candidato às eleições presidenciais de 2026.  Na realidade, os problemas apenas se agravaram, uma vez que eles ocorrem desde as eleições de 2022, quando o partido elegeu Lula já em circunstâncias bastante delicadas, com uma diferença mínima de votos, acossado por uma base parlamentar robusta, conquistada pela oposição. 

Desde então, o campo conservador vem aplicando sucessivas surras eleitorais no campo progressista. As últimas eleições municipais evidenciam isso. Pelo andar da carruagem política, 2026 não será diferente. Nos bastidores comenta-se que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já admite a possibilidade de uma candidatura presidencial, desde que conte com o apoio de Jair Bolsonaro, que terá sua denúncia apresentada ainda nesta semana pela PGR ao STF. O PT enfrenta dificuldades em todo o país, mas São Paulo é sempre São Paulo, o maior colégio eleitoral, para onde se voltam todas as atenções. Nas eleições de 2024 o PT elegeu apenas 04 prefeitos no estado. Nenhum deles em expressivos colégios eleitorais.  

Na ausência de quadros políticos competitivos para a disputa, segundo comenta-se, o PT cogita da possibilidade de sondar os nomes do jogador Raí para a disputa, além do médico Dráuzio Varella. Por essa tentativa, uma vez confirmada, percebe-se o quanto o partido está perdido. As pesquisas de popularidade recomendam uma não candidatura de Lula em 2026. Analisando friamente, a direita já venceu o pleito, muito antes dele chegar às ruas. Está tudo dominado, como diriam os evangélicos, que, aliás, dão sua contribuição para essa derrocada do Partido d0s Trabalhadores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário