pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Sílvio Costa na articulação política?
Powered By Blogger

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Editorial: Sílvio Costa na articulação política?


Está tudo muito confuso neste Governo Lula3 e quanto à propalada reforma ministerial não poderia ser diferente. Tem sido conduzida a conta gotas, de forma pontual, uma vez que Lula já entendeu que fazer concessões aos partidos ou ao Centrão não significa, necessariamente, ampliar sua base de apoio no Congresso. estamos tratando aqui de uma engenharia política complexa, daí se entender perfeitamente que, em sua última reunião com os ministros o presidente ter sugerido ao convivas que a permanência na pasta dependesse dos arranjos entre os indicados e os seus partidos. Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, é um dos ministros que se enquadram nesta situação, uma vez que o Progressistas, sob a liderança do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em razão de suas pretensões presidenciais, anda de resmungo com o Palácio do Planalto. 

A rigor, embora realizando um bom trabalho na pasta que ocupa, o pernambucano nunca contou com o apoio efetivo dos caciques da legenda. Depois de elogiado por Lula em evento recente, seu nome voltou a ser ventilado como uma eventual indicação para a pasta de Relações Institucionais, fazendo a ponte entre o Executivo e o Legislativo. Embora não seja da Escola Macielista, Sílvio Costa é conciliador por natureza, entende-se com todas a tribos e, até para os eventuais descontentes, oferece sempre um cafezinho bem açucarado, como recomendava a raposa Miguel Arraes. Um outro dado que conta em seu favor sãos as relações com o atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, de quem é amigo pessoal. 

Em princípio, o pernambucano tem um bom perfil para o cargo, a começar pelos bons exemplos, conforme já enfatizamos por aqui em outro momento. Em suas movimentações políticas aqui na província - segundo dizem de olho nas eleições de 2026, onde postularia uma vaga ao Senado Federal na chapa de João Campos - ele sempre se posicionou corretamente consoante a composição governista celebrada a partir de Brasília. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário