pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Debacle de Lula já aparece nas pesquisas de intenção de voto.
Powered By Blogger

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Editorial: Debacle de Lula já aparece nas pesquisas de intenção de voto.


Nos próximos dias a PGR deve apresentar ao STF a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Há muitas expectativas em torno do assunto. Até mesmo o diálogo que o presidente Lula pretende manter com os ministros do STF sofreu alterações para que se evitem as especulações em torno do caso. Há uma possibilidade concreta de o ex-presidente ser preso. Bolsonaro, no entanto, se movimenta com naturalidade, conversa com aliados, janta com senadores da oposição, enquanto se prepara para as mobilizações que estão programadas para o dia 16 de março. Até sugestões ele tem feito aos partidários, considerando que a agenda da mobilização deva se concentrar no pedido de anistia aos envolvidos no 08 de janeiro e não sobre o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O governador Tarcísio de Freitas, sondando o terreno diante do céu de brigadeiro das forças conservadoras - eles abominam a expressão extrema direita - se entusiasmou e disse que topa a parada, desde que o capitão o apoie. Jair Bolsonaro já disse que o candidato é ele e, a despeito do tamanho da encrenca, alimenta a expectativa de recuperar seus direitos políticos para as eleições de 2026. Apesar de todos os problemas de popularidade do Governo Lula3, ainda assim, o morubixaba petista ostentava a liderança nas pesquisas de intenção de voto. Hoje, não mais. A última pesquisa do Paraná Pesquisas aponta que ele teria dificuldades se as eleições fossem hoje. Perderia para o casal Bolsonaro nas simulações do instituto. 

A conjuntura política é sensivelmente adversa para o Palácio do Planalto hoje. As pesquisas de avaliação de gestão, onde Lula perdeu 11 pontos, já estão se refletindo nas pesquisas de intenção de voto, com a naturalidade das águas do rio que correm para o mar. Nosso sistema político enfrenta um nó-cego. Bolsonaro preso, até onde vão as mobilizações dos bolsonaristas? Bolsonaro no páreo, quem seria o nome competitivo das forças do campo democrático e progressista? Nossas instituições democráticas teriam os amortecedores suficientes para sobreviver a esses solavancos? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário