pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O PT precisa reencontrar-se com a periferia.
Powered By Blogger

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Editorial: O PT precisa reencontrar-se com a periferia.



Em encontro recente, por ocasião das comemorações dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a tratar do tema nevrálgico das redes sociais. O tema é polêmico, as opiniões são divididas sobre o assunto e, por mais que nos esforcemos por aqui no sentido de defender a necessidade de impor regras de regulação àquele ambiente virtual de licenciosidades e irresponsabilidades, isso soa sempre como flerte com a censura entre os que pensam de forma divergente. Como a construção de consensos mínimos tornou-se uma missão impossível num país esgarçado pela polarização, vamos em frente. 

O PT baixou a guarda em alguns aspectos e o ambiente das redes sociais foi um deles. Por incrível que isso possa parecer hoje, em alguns momentos o partido manteve um certo equilíbrio nas redes sociais em relação aos seus adversários. Em relação aos evangélicos, outro problema. A distância do partido com esse nicho eleitoral está se tornando abissal, cada ano maior, o que, segundo alguns estudos, por si só, pode inviabilizar os planos de um quarto mandato para Lula em 2026. Independentemente dos investimentos pesados em comunicação institucional pelas redes, contratação de especialistas, mantidas as regras do jogo da competitividade, o PT não ganhará essa guerra. 

Uma das lições elementares do livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu, é aquela que diz que quando a gente não se conhece nem conhece o inimigo, perdemos todas as batalhas. Ao completar 45 anos, o PT não se conhece mais. Criou-se um hiato entre uma burocracia governante e seus partidários, filiados e apoiadores. Esta elite dirigente comporta-se como os intelectuais em suas torres de marfim, afastadas dos reais anseios da população. Onde já se viu sugerir trocar o ovo de galinha pelo ovo de ema? A bandeja com trinta ovos, a opção básica de proteína dos mais necessitados, custa hoje R$30 reais nos supermercados. Ah que saudade da kombi do ovo, com aquela musiquinha de 9 e 99, que fazia um bem danado aos ouvidos. Aos ouvidos e ao bolso, que é a nossa parte mais sensível. Lula, que antes tinha tanta intimidade com essa sensibilidade, parece hoje anestesiado. É curioso que, como aqui no Recife há muitas favelas e elas estão em todos os bairros, você pode ouvir a música da kombi do ovo do Coque ao bairro de Casa Forte. 

O expressão de que o PT precisa reatar o diálogo com a periferia foi ouvida durante o momento da fala de Lula, que está sendo instigado pelo ex-ministro José Dirceu a se posicionar sobre a sucessão na legenda, que está dividindo paulistas e nordestinos. O partido está tão perdido nessas brigas internas que chega a sugerir que o nome de Edinho Silva não seria bem-vindo, uma vez que o PT vai mal em São Paulo. Não seria o contrário. Este não seria o momento de fortalecer o partido num dos redutos eleitorais mais importantes do país? Onde a extrema direita montou o seu bunker? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário