pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Ministério da Segurança Pública para o Centrão?
Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Editorial: Ministério da Segurança Pública para o Centrão?



Geralmente, o Centrão só desembarca de um governo quando recebe uma proposta melhor. São essencialmente fisiologistas e pragmáticos. Portanto, merece cautela essas especulações de que algumas lideranças do grupo já sinalizam com a possibilidade de desembarcarem do Governo Lula3, mesmo diante das adversidades que o governo enfrenta. Tudo está preocupantemente instável lá pela capital federal. A apreensão é maior em se sabendo sobre a condição de fragilidade de nossas instituições democráticas, na contingência de punir golpistas de alto coturno; com um Executivo fraco, cujo líder tem serias dúvidas sobre se reunirá as condições mínimas para uma nova candidatura. 

No horizonte, nenhum nome do campo progressista que esteja no páreo para 2026, enquanto no campo conservador - eles detestam o termo extrema direita - pululam candidaturas, todas com efetivas chances de disputa para as eleições presidenciais de 2026. O campo democrático e progressista, neste momento, encontra-se sensivelmente fragilizado. Hoje se especula sobre a eventualidade do desmembramento do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ricardo Lewandowski permaneceria no Ministério da Justiça, enquanto a Segurança Pública seria entregue a alguém do Centrão. Podemos até imaginar quem eles vão indicar, depois de consultada a Bancada da Bala, naturalmente. 

Vocês conseguem dimensionar o que isso vai significar, caso se confirme tal hipótese? Trata-se de um desmonte em gênero, número e grau de toda uma política de humanização e reconhecimento de direitos humanos que estão em andamento no Ministério da Justiça, voltadas à população encarcerada do país. A lógica do Centrão para área vai estar afinada com as políticas prisionais implementadas em El Salvador por Nayib Bukele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário