Segundo o jornal Folha de São Paulo, o hoje Ministro da Articulação Política, Alexandre Padilha, deve assumir o Ministério da Saúde, em substituição a Ministra Nísia Trindade. Em postagem no Portal UOL, o jornalista Josias de Souza, fazendo justiça, lembra o tempo em que a ministra esteve se defendendo dos petardos atirados pelo Centrão, que tinha olhos gulosos sobre as verbas daquela pasta, sugerindo indicar um preposto para gerir as emendas que estão relacionados ao órgão. A Saúde concentra o maior orçamento entre os ministérios. De fato sim. Por aqui mesmo tivemos que nos manifestar inúmeras vezes em defesa da ministra, identificada com os anseios dos grupos mais autênticos da legenda, assim como com os setores progressista da sociedade brasileira. Dizíamos sempre que Nísia Trindade era coisa nossa. Era da cota dos eleitores mais autênticos entre aqueles que elegeram Lula.
O Centrão, aliás, na realidade, nunca deixou de lançar os olhos grandes no órgão. E não se trata, como bem afirma o jornalista, em alguma preocupação com a saúde dos brasileiros. As preocupações são de outra natureza. Agora mesmo, por ocasião da reforma ministerial, diante do torniquete político que a oposição aplica ao Executivo, cogitou-se de alguém do Centrão vir a ocupar a pasta. Nesta segunda-feira, 24, o presidente Lula deve ter um encontro com a ministra, onde deve anunciar que não a deseja mais no cargo. Infelizmente. Somos daqueles que defendem o Fica, Nísia!
Alexandre Padilha já esteve à frente da pasta em outro momento. Sua gestão transcorreu sem muitos sobressaltos. É médico de formação, um requisito que era muito cobrado em relação a Nísia Trindade. Se o presidente Lula mantivesse tal critério para nomear seus ministros, muita gente não estaria ocupando a vaga de estacionamento exclusiva da Esplanada dos Ministérios. Lula está fazendo a reforma a conta gotas, produzindo grandes expectativas em torno do assunto. Uma delas é o desmembramento do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Vamos aguardar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário