pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Raquel Lyra pode não acompanhar o voo tucano.
Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Editorial: Raquel Lyra pode não acompanhar o voo tucano.


As movimentações no ninho tucano têm sido curiosas e, por incrível que possa parecer, não se trata dos movimentos famosos de aves em processo de desmame, mas de aves bem-criadas, dos tucanos de bico fino, que devem definir os rumos da legenda em voos para outras paisagens, de preferência em condições ideais de nidificação.  Em princípio, eles poderiam se abrigar no PSD, depois cogitou-se o MDB e, agora, o destino parece ser mesmo o Podemos. Em meio a esses planos de voo dos tucanos, sempre questionamos por aqui qual seria o destino da governadora Raquel Lyra. Entendíamos que ela deveria acompanhar os caciques da legenda, que sempre tiveram um grande apreço pela governadora, embora soubessem de suas divergências com o partido, principalmente no tocante à relação com o Governo Lula. 

Compreendíamos, então, que ela seguiria o voo dos antigos companheiros(ops!) de legenda. Essa hipótese hoje não está confirmada. Tucanos de bico fino, a exemplo do ex-senador Aécio Neves, afirmam gostar da governadora, mas entende que ela está livre para seguir o rumo que desejar. A fusão com o Podemos parece estar sendo bem costurada, sem muitos fios soltos, como ocorrera com as costuras com o PSD e o MDB. São arranjos paroquiais que atrapalharam as negociações. Em Minas, relacionados aos planos eleitorais de Aécio Neves, onde o fortalecimento do PSD no estado não seria interessante. Em Goiás, terra do Presidente Nacional da legenda, Marconi Perillo, o problema é o MDB estadual. 

Um postagem nossa tratando de uma eventual migração da governadora para o MDB causou ampla repercussão aqui pelo blog, sem um motivo aparente. Naquele momento, considerávamos que, numa fusão com o MDB, a governadora nem precisaria se mexer. Permanece o suspense, então, diante dos fatos narrados acima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário