Não avançaram as negociações sobre uma fusão entre o PSDB e o PSD. Na realidade, conforme afirmamos no dia de ontem, os dois partidos são muito semelhantes. Há, porém, algumas clivagens e interesses paroquiais que atrapalharam as negociações. De olho em sua carreira política nas Alterosas - dizem que pretende candidatar-se ao Palácio Tiradentes - o deputado federal Aécio Neves(PSDB-MG) se contrapôs às negociações entre as duas legendas. O PSD foi o partido que mais cresceu em Minas Gerais nas últimas eleições municipais. Criou bastante capilaridade no Estado, mas, certamente, Aécio Neves talvez não contasse com o aval dos caciques da legenda para os seus projetos, mesmo diante das circunstâncias de uma fusão.
Especula-se que o Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado Federal, filiado ao partido, também teria pretensões políticas no estado. Aécio Neves, ainda com grande capital político na legenda, sinalizou para uma fusão com o MDB. Com isso, fica praticamente traçado o destino da governadora Raquel Lyra aqui em Pernambuco. A rigor, com a fusão entre as duas legendas, ela não vai precisar sair do ninho, passando a ser, naturalmente, uma emedebista. Como essas fusões precisam ser combinadas com os diretórios estaduais - para não acontecer o que ocorreu entre tucanos e pessedistas - o que se informa é que a manobra não teria sido bem assimilada pelo MDB pernambucano, hoje incorporado ao Governo Municipal do prefeito João Campos, do PSB.
Nos últimos dias foram observados alguns movimentos da governadora no tabuleiro do xadrez da política pernambucana. Especula-se que ela teria recebido no Palácio do Campo das Princesas o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que poderia ocupar uma Secretaria de Estado. É preciso admitir que este jovem realizou uma gestão impecável em Petrolina, cidade do Sertão do São Francisco. Com tanta gente incompetente na máquina pública é um desperdício mantê-lo afastado da política apenas por picuinhas. Em tese, porém, foi o prefeito João Campos quem entendeu primeiro que o caminho seria esse e fez os primeiros gestos para o grupo Coelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário