pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Kassab reafirma que Tarcísio de Freitas não será candidato à Presidência da República em 2026.
Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Editorial: Kassab reafirma que Tarcísio de Freitas não será candidato à Presidência da República em 2026.

Crédito da Foto: O Globo. 


Em algum momento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, será candidato à Presidência da República. Talvez o timing correto não seja mesmo 2026, como sugere o Presidente Nacional de PSD, Gilberto Kassab, hoje um dos observadores mais privilegiados da cena política brasileira. Dizem os analistas que se trata, na verdade, do grande guru político do governador. Tarcísio estava até entusiasmado com o projeto, mas sempre estabelecia a condição de o ex-presidente Bolsonaro determinar se seria o momento certo. Se Bolsonaro saísse candidato, ele aguardaria mais um pouco. As chances de Bolsonaro sair candidato são pequenas, quase inexistentes, mas, mesmo assim, ele pretende manter sua influência política no processo sucessório das eleições de 2026, optando por outro nome, de preferência escolhido dentro do seio familiar. 

Quem reúne as melhores condições hoje é a sua esposa, Michelle Bolsonaro, que ainda não conta com o sinal verde da família, que prefere fazê-la senadora pelo Distrito Federal. É curiosa essa resiliência eleitoral da ex-primeira-dama. Ela pode não ter a preferência dos caciques do PL, mas é a mais competitiva neste momento. Michelle, inclusive, tem um desempenho melhor do que o de Tarcísio de Freitas e outros postulantes que já colocaram o time em campo, a exemplo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ancorado nos bons índices do estado no quesito da segurança pública, um problema que atormenta os eleitores brasileiros de todos os quadrantes. 

Hábil, Kassab costura e alinhava em todos os campos, dentro e fora do partido, em São Paulo e na capital federal. Não perde um lance. Já teria ajustado a participação do seu partido na sucessão paulista para 2026, seja para a prefeitura, seja para o Governo do Estado. Na ausência do nome de Tarcísio na chapa, trabalha para o crescimento do nome do governador do Paraná, Ratinho Júnior, como candidato à Presidência da República. Em Brasília, o seu PSD deverá obter uma participação mais efetiva na Esplanada dos Ministérios. N nenhum ponto solto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário