A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) se reúne hoje com os cinco pré-candidatos do PT, durante almoço, e o que se espera é que ela, presidente estadual do partido, comece a consolidar um diálogo para que apenas um nome confirme sua candidatura. O atual secretário municipal da Educação, Elmano Freitas, é apontado como o favorito da petista.
Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o presidente municipal do partido, Raimundo Ângelo, disse que a sigla vai trabalhar e dialogar “muito” para que se chegue a um nome de consenso, sem que seja necessário realizar prévias ou encontro.
Em vez de enxugar a lista, a cúpula do PT decidiu que os prefeituráveis é que vão ter de confirmar ou não suas pré-candidaturas, apresentando até o dia 29 deste mês uma inscrição e uma lista com assinaturas de pelo menos 10% de filiados petistas que participaram do último processo de eleições diretas (PED) do PT.
Os rumos
Raimundo Ângelo se esquivou ao ser questionado se a prefeita trabalharia para que apenas o prefeiturável de sua escolha confirme a pré-candidatura. “Não é preciso dizer, porque você sabe quem é o favorito dela”, disse, enfatizando que haverá muita conversa política, contemplando todas as correntes do PT, para que haja apenas uma candidatura consensual. “O interesse do PT é que a gente possa chegar com um único candidato até o dia 30”, disse.
Porém, se mais de um pré-candidato mantiver a inscrição, observa o dirigente, os 45 membros do diretório municipal decidirão, no dia 30, se haverá prévias ou encontro estadual para definir o candidato. A opção escolhida precisa do apoio de dois terços do diretório. Em caso de prévias ou encontro, a decisão passará pelos 21 mil filiados do PT.
Em caso de prévias, o primeiro turno seria no dia 29 de abril e o segundo, no dia 6 de maio. Se houver encontro, haverá eleição dos delegados no dia 20 de maio, para o encontro dos delegados ser realizado no dia 27 de maio. “Mas o candidato que sair ou na forma unificada ou por processo de disputa interna do PT, Luizianne vai estar 100% na candidatura dele”, salientou.
Como
ENTENDA A NOTÍCIA
Para o presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, é natural que correntes do partido defendam nomes diferentes para a sucessão municipal. Por isso, ele defende que o caminho do consenso é o diálogo.
Serviço
Reunião da prefeita Luizianne Lins com prefeituráveis do PT
Quando: hoje, às 12h30min
Onde: No hotel Gran Marquise, na avenida Beira Mar, 3980
Quem disputa a indicação do PT
Artur Bruno
Deputado federal, vem sendo o parlamentar mais votado em Fortaleza por seguidas eleições. Foi candidato a vice-prefeito na chapa de Inácio Arruda (PCdoB) em 2000 e, em 2004, liderou o movimento “Sou PT, voto Inácio”, que rejeitava a candidatura de Luizianne. Pré-candidato mais conhecido,mas é visto com certa reserva por não ter histórico de atrelamento a grupos.
Camilo Santana
Deputado estadual mais votado do Ceará na última eleição, tem história ligada ao Cariri. Hoje, exerce o cargo de secretário das Cidades no Governo do Estado. É considerado um dos petistas preferidos do governador Cid Gomes, o que faz com que seja visto com restrições no próprio partido. Por outro lado, o fato de ter as bênçãos do governador e do poderoso grupo de José Guimarães é trunfo considerável.
Acrísio Sena
Entre os pré-candidatos que permanecem no páreo, é o principal expoente dos grupos que, em passado nem tão distante, era considerado radical dentro do PT. De estilo combativo quando líder da prefeita na Câmara, revelou-se hábil negociador como presidente da Câmara Municipal. Nos últimos meses, a relação com a prefeita se deteriorou significativamente.
Elmano Freitas
Sua trajetória está vinculada aos movimentos sociais, tendo sido advogado do Movimento dos Sem Terra (MST). Com a saída de Waldemir Catanho da disputa, passou a ser o preferido de Luizianne Lins. Coordenou o Orçamento Participativo da Prefeitura e , desde setembro, é o secretário da Educação do Município. É o único que nunca exerceu cargo eletivo.
Guilherme Sampaio
Vereador e ex-líder de Luizianne na Câmara, movimenta-se com cuidado para evitar atritos. Entrou na política bastante vinculado a Artur Bruno. Na liderança da prefeita, aproximou-se do Executivo. Tem na educação sua principal bandeira. Pode se favorecer em caso de impasse entre os favoritos. Seria uma opção fora do grupo de Luizianne, mesmo sendo ligado à prefeita.
Lucinthya Gomes lucinthya@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário