pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tribuna da Bahia: DEM teria dado ultimado ao PSDB
Powered By Blogger

domingo, 25 de março de 2012

Tribuna da Bahia: DEM teria dado ultimado ao PSDB




Fernanda Chagas subeditora


A indecisão em torno da união das oposições na capital baiana rendeu ontem mais um capítulo e já é destaque até mesmo no cenário nacional. O DEM teria dado um ultimato ao PSDB. Segundo a coluna Panorama Político, do jornal O Globo, a direção do Democratas teria comunicado ao ex-governador José Serra, candidato favorito nas prévias do PSDB de São Paulo, que se os tucanos não apoiarem a candidatura do deputado ACM Neto à prefeitura de Salvador, o que lhe garante dois minutos a mais de propaganda na TV, o Democratas apoiará o candidato do PMDB em São Paulo, o deputado Gabriel Chalita, dando a ele um minuto e quarenta segundos de publicidade na televisão.

O fato mais uma vez foi negado pelos dirigentes baianos, no entanto, o final do mês de março se aproxima e nenhum deles soube afirmar quando o martelo será batido em torno da tão propagada aliança. Vale lembrar que, em meio a todo o impasse, tanto o DEM quanto o PSDB e PMDB já se adiantaram e de forma independente colocaram seus blocos na rua.

O deputado federal ACM Neto, por sua vez, classificou como “mera especulação” a informação sobre o ultimato e voltou a reiterar que qualquer acerto será feito em nível local.

“Não sei a quem pode interessar essas especulações. Dei várias declarações, e reitero que todos os assuntos referentes às eleições na capital estão sendo tratadas no plano local. Não me interessa ter o apoio de ninguém por imposição externa.

O local mais adequado para tratar da sucessão não é pela imprensa, e sim pelos partidos e na Bahia”, garantiu Neto.
Assim como ele, o deputado federal Antonio Imbassahy, aposta do PSDB nas urnas, desmentiu a informação.

“Não acredito nesse tipo de ação e o próprio ACM Neto já negou qualquer articulação neste sentido, até porque quem vai eleger o futuro prefeito de Salvador são os eleitores de Salvador e não de São Paulo”, fez questão de pontuar, complementando que “na ânsia por uma definição, está existindo muita especulação que tem gerado informações desencontradas”.
Questionado sobre como andam as negociações em torno de uma data para o anúncio, Imbassahy não soube precisar, mas ponderou que as conversas continuam acontecendo. “O diálogo continua, mas não se trata de uma tarefa simples. Existem obstáculos a serem removidos, mas estamos confiante num entendimento. Afinal, Salvador precisa de mudanças”.
Reforçando, o deputado federal Jutahy Jr. (PSDB), um dos líderes tucanos no estado, reafirmou que o objetivo do PSDB é promover a unidade das oposições em Salvador. Por tabela, mandou um recado duro aos que, em sua avaliação, pensam que podem atrapalhar o projeto:

“Todas as tentativas de fazer política através de intrigas por meio do noticiário político para que isso não ocorra são para mim irrelevantes, porque o que nos interessa é que a nossa população tenha claro que estamos de fato lutando pela vitória e esta passa pela unidade”.

Segundo Jutahy, “as questões da Bahia serão resolvidas na Bahia e as nossas lideranças dos diversos partidos têm o dever de ter responsabilidade com nossa cidade e nosso estado. A unidade passa por humildade e desapego a projetos pessoais”.
LF: PCdoB nega aliança com PT
O presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, em entrevista ao site Política Livre, negou que tenha sido fechada qualquer aliança de seu partido com o PT em Lauro de Freitas. Mais além, Almeida afirmou que a pré-candidatura de Chico Franco está mantida. “Se alguém está falando pelo PCdoB, ou não entende a cultura do PCdoB ou está usando expedientes não muito bons na política”.

O dirigente comunista afirmou que quem delibera sobre alianças nos municípios com mais de 50 mil habitantes é a direção estadual.

“Será sempre a direção estadual que anunciará se houve entendimento ou não”. Daniel Almeida, entretanto, não afastou a possibilidade de aliança – com o PT e com outros partidos – em Lauro de Freitas e outras cidades. “Agora, temos conversado. Fizemos uma conversa com Jonas Paulo (presidente estadual do PT) na semana passada.

Essa semana, fizemos conversa com Mário Negromonte (presidente do PP) sobre possibilidades de alianças no Estado e, inclusive, discussão sobre uma estratégia mais global com o PT, com o PP e, nessas conversas, está incluída Lauro de Freitas”, confirmou.
Daniel Almeida concluiu mandando um recado para o PT:

“O PT tem muita ânsia por buscar apoio e não compreende que só recebe apoio quem tem também disposição de apoiar. Nós apoiamos candidatos do PT e outros partidos, mas também queremos receber apoios. Se o PT faz conversas e sai anunciando como se estivesse fechado, o PT não tá querendo apoio. Ou nos respeita como aliado ou nós vamos conversar com outros. Imposição o PCdoB não aceitará.

O anúncio que foi feito, a leitura que eu faço é a seguinte: se o PT não quer o apoio em Lauro de Freitas, que diga isso de forma mais clara”. Em entrevista à Tribuna, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, anunciou que o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer do município, Chico Franco, recuou do projeto de pré-candidatura pelo PCdoB, em prol do apoio à pré-candidatura do vice-prefeito João Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário