pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Gazeta de Alagoas: Comissão da Verdade. Entidades querem que casos sejam julgados pelo Supremo.
Powered By Blogger

domingo, 27 de novembro de 2011

Gazeta de Alagoas: Comissão da Verdade. Entidades querem que casos sejam julgados pelo Supremo.

 
 
Por: EVANDRO ÉBOLI - AGÊNCIA O GLOBO

Brasília, DF – Antes mesmo da escolha dos integrantes da Comissão da Verdade, familiares de desaparecidos e entidades de direitos humanos já discutem os rumos que gostariam de dar ao grupo. Identificar, convocar e dar publicidade aos nomes de agentes do Estado que mataram, torturaram e desapareceram com militantes de esquerda durante a ditadura é o propósito maior desses militantes. Também é prioridade para setores do governo.

O que os diferencia é a pretensão de familiares de levar à Justiça o resultado da apuração da comissão.

A lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff não prevê a criminalização desses agentes do Estado, mas os familiares acreditam ser inevitável que, revelados nomes de torturadores, que sejam levados aos tribunais.

Familiares de vítimas juntam provas

Os familiares já começam a se mobilizar. Na quinta e na sexta-feira da semana passada, antigos militantes de esquerda, ligados hoje a comissões da Memória e Verdade, discutiram como atuar na Comissão da Verdade e se dividiram entre fazer indicações ou não ao governo de nomes para a comissão.

Maria do Rosário ouviu as queixas dos familiares e sugeriu que apresentem nomes. A ministra prometeu agendar encontro de um grupo deles com Dilma, que escolherá os sete integrantes da comissão.

“Estou à disposição para levar a ela todos os nomes e preocupações. É minha tarefa”, afirmou.

Se militantes querem indicar nomes à comissão, outros querem vetar. No encontro, vários deles se mostraram contrários à possível nomeação do ex-vice-presidente Marco Maciel para a comissão. Seu nome tem sido citado como possível integrante.
Leia mais na versão impressa
 
Nota do Editor: Diferentemente do que ocorreu em outros países que enfrentaram ditaduras militares, embora em algumas avaliações jurídicas a Lei da Anistia não contemporize torturadores, a Comissão da Verdade poderia idendificá-los, mas não puní-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário