Trata-se, aliás, de um hábito muito saudável dos paraibanos, no que concerne à formação da cidadania e, consequentemente, também contribui para lastrear o exercício da própria democracia. Ainda menteremos uma conversa com o comendador Tião Viana acerca deste assunto, pois temos um enorme interesse em saber o porque dessa abertura para os debates políticos nas televisões e rádios locais. Ao longo dos anos, como esse hábito foi criado entre os paraibanos seria a nossa curiosidade.
Nas últimas eleições municipais acompanhamos aqui pelo blog todos os dabates em torno daquelas eleições, envolvendo os candidatos que disputavam a Prefeitura de João Pessoa, que acabou nas mãos do veterano Cícero Lucena, que já havia sido prefeito da cidade. Na realidade, acompanhamos três eleições de capitais: Recife, João Pessoa e São Paulo. A próxima eleição para o Governo, naquele Estado, possui alguns ingredientes que são nitroglicerina pura. Gente envolvida na Operação Calvário; bolsonaristas raízes, a exemplo do comunicador Nilvan Ferreira (PTB); e um governador que deseja a reeleição, recentemente filiado ao Cidadania, onde foi recebido com grandes pompas. Aliás, João Azevedo aparece muito nesta primeira pesquisa do Instituto Datavox, cravando 40,7%.
Pena que os debates hoje sejam tão engessados, cheios de regras, impedindo o confronto direto entre os opositores, como ocorria no passado, entre Jânio Quadros, Mário Covas, Leonel Brizola, Franco Montoro e o inesquecível Eneás. Mesmo assim, os debates para a prefeitura de João Pessoa já deram um aperitivo sobre o que vem por aí, agora, nas eleições de outubro, portanto estaremos atentos aos acontecimentos para informarmos aos nossos leitores. Sou um apaixonado por aquele Estado já faz algum tempo. Eis os números:
João Azevedo(Cidadania) 40,7%
Pedro Cunha Lima (PSDB) 14,2%
Veneziano Vital (MDB) 6,6%
Luciano Cartaxo(PT) 5,9%
Nilvan Ferreira(PTB) 3,2%
Lígia Feliciano (PDT) 1,0%
Nenhum comentário:
Postar um comentário