pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: Paulo Câmara pode concorrer ao Senado
Powered By Blogger

sábado, 12 de março de 2022

Tijolinho: Paulo Câmara pode concorrer ao Senado



O governador de Pernambuco, Paulo Câmara(PSB), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT-SP) mantiveram uma longa conversa virtual nesta quinta-feira, 11. No cardápio, naturalmente, o jogo das definições políticas em Pernambuco, onde apenas o candidato ao Governo do Estado, Danilo Cabral(PSB-PE), está sacramentado para disputar o Governo pela Frente Popular. A definição do nome que disputará o senado, assim como compor a chapa governista na condição de vice, estão em processo de negociação. 

Não se trata de uma decisão simples, pois há muitos interesses em jogo, além de um complexo arranjo que sofre influência da conjuntura política nacional. Em tese, PT teria a primazia na indicação do candidato ao Senado Federal, mas corre-se o risco de se indicar um nome sem densidade eleitoral, jogando a Deputada Federal Marília Arraes(PT-PE) nos braços dos adversários, pois ela tem sido muito cortejada pelos opositores. 

Mas, independentemente desses arranjos, o que o morubixaba Lula definir está definido. Isso vale para o PT. Não sei se podemos fazer a mesma afirmação em relação ao conjunto da Frente Popular, que tem muitos pretendentes ao cargo. Certamente sabedor dessas dificuldades é que, segundo dizem,o próprio Lula sugeriu que o governador Paulo Câmara(PSB-PE) dispute o cargo, contrariando os interesses da legenda no Estado. Assim como poderia ocorrer na Bahia, onde o PP poderia ocupar o governo com a saída de Rui Costa(PT-BA), a sugestão de Lula implicaria em 09 meses de gestão para a comunista Luciana Santos(PCdoB-PE), uma eterna aliada do PT.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário