pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A lua-de-mel de Jair Bolsonaro com as pesquisas de intenção de voto.
Powered By Blogger

sábado, 12 de março de 2022

Editorial: A lua-de-mel de Jair Bolsonaro com as pesquisas de intenção de voto.



Depois de um certo período, o Planalto passou a comemorar cada nova pesquisa de intenção de voto que é divulgada. O presidente Jair Bolsonaro(PL) vive uma espécie de lua-de-mel com as pesquisas. Os comentários a esse respeito já se tornaram recorrentes, ora apontando as possíveis motivações do eleitorado para a mudança de humor em relação ao governo do presidente, assim como em relação ao rumos da economia, a despeito da carestia e da inflação dos preços de alguns produtos, como os combustíveis, por exemplo.Ou isso não muda nada ou a série de pesquisas realizadas até este momento ainda não conseguiram captar. 

O fato concreto é que o presidente Jair Bolsonaro vem seguindo à risca um script traçado pelos seus assossores políticos e isto está se refletindo favoravelmente nas pesquisas de intenção de voto. Não deve ter sido uma tarefa muito simples para a sua assessoria convencê-lo a mudar de estilo, mas eles estão sendo exitosos nesta missão. Um bom exemplo disso foram seus comentários em relação à fala do Deputado Estadual Arthur do Val(Podemos-SP), que ele considerou "asquerosas". 

Um outro fator que deve estar influenciando bastante os eleitores são os pacotes de bondade ora em curso ou em vias de implantação, como o anunciado pela Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos,  Damares Alves, destinados exclusivamente às mulheres. Como ensinava Maquiavel, o mestre florentino, bondades devem ser feitas em doses homeopáticas. Com a caneta na mão, bem-assessorado e dedicando-se mais à política - como este recente encontro com setores da Igreja Católica, que poderá suprir suas dificuldades parciais com os evangélicos - o fato concreto é que ele vem melhorando seus índices nas pesquisas, o que tem deixado preocupado o staff petista. 

Depois que a primeira IPESPE apontou uma ligeira reação, todas as peqsuisas realizadas em seguida, inclusive a do próprio IPESPE, confirmaram essa tendência, de onde se conclui que teremos uma das eleições mais renhidas e, possivelmente, bastante polarizada, uma vez que, até o momento, a chamada terceira via não apresentou uma candidatura competitiva. Há grandes negociações políticas a esse respeito, mas, concretamente, nada de novo no horizonte político, tampouco nas pesquisas de intenção de voto. Chegou-se a cogitar uma chapa com o ex-presidente Michel Temer(MDB-SP) e o governador gaúcho Eduardo Leite(PSDB-RS). Isso já esstá cheirando a desespero.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário