pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O Dia do Fico de Eduardo Leite.
Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de março de 2022

Editorial: O Dia do Fico de Eduardo Leite.



Depois de esboçar uma eventual saída do ninho tucano, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite(PSDB-RS), anuncia,em breve, o seu "Dia do Fico", ou seja, deve mesmo continuar no partido, a despeito das insistentes investidas do PSD para tirá-lo do ninho. Gilberto Kassab(PSD), como se sabe, insiste numa candidatura do seu partido à Presidência da República nas próximas eleições de outubro. Assegurou que o partido ofereceria a Leite todas as condições para disputar o cargo. 

Para se contrapor às investidas de Kassab, os tucanos caíram em campo para reverter a situação, no que parece que foram exitosos. A mexida dessa peça no xadrez político das eleições de 2022 produz algumas consequências evidentes. Para alguns tucanos de alta plumagem ele seria o candidato ideal do partido para concorrer à Presidência da República e não o atual governador do Estado de São Paulo, João Dória(PSDB-SP), que venceu as prévias do partido. Esses tucanos de alta plumagem trabalham com duas possibilidades: a) Reverter o resultado das prévias na convenção do partido, o que parece um ato eivado de implicações jurídicos; b) Trabalhar o nome de Leite junto aos parceiros de uma possível aliança com o União Brasil e o MDB. 

Em ambos os casos, para esse grupo, o governador João Dória seria uma carta fora do baralho. Essa manobra envolve amplas negociações e muitas incertezas. Dória, por exemplo, está exigindo que a direção do partido se pronuncie em torno deste assunto. Sinceramente? Não acreditamos que a decisão de Leite tenha sido no sentido de pensar que seu nome seria viabilizado nas negociações dos tucanos com os caciques do União Brasil e do MDB. Impossível não é, mas não é tão simples assim. 

É mais provável que a sua decisão esteja centrada nos problemas enfrentados pelo seu partido no próprio Estado. Em todo caso, vamos aguardar os rumos dos acontecimentos. O fato concreto é que ele já decidiu que fica no ninho, deixando Kassab, no momento, sem opções políticas, depois que Rodrigo Pacheco(PSD-MG) já antecipou que não pretende disputar o cargo de Presidente da República. Mesmo em tais circunstâncias, dificilmente ele correrá para os braços de Lula ainda no primeiro turno das eleições de outubro. 


P.S.: Contexto Político: A manobra dos tucanos de alta plumagem está sendo tratada pelos partidários do governador João Dória como um "golpe". Vamos aguardar os desdobramentos, mas tudo leva a crer que a sigla foi oferecida a Eduardo Leite, com o propósito de que ele viabilize seu projeto de candidatar-se à Presidência da República. Faltou combinar com Dória,naturalmente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário