É curioso esse assédio partidário em torno da figura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite(PSDB-RS). Hoje, eminentes tucanos do bico fino redigiram uma carta dirigida ao governador, lembrando sua trajetória política e pedindo para ele não sair do ninho, num momento político tão delicado como este que estamos vivendo. Não se pode dizer que Eduardo Leite deixou de ter o apoio de ilustres tucanos durante as prévias realizadas pelo PSDB, vencida pelo governador de São Paulo, João Dória(PSDB-SP).
O fato concreto é que, embora tenha vencido as prévias, há uma indisposição de velhos caciques da legenda com a candidatura de João Dória à Presidência da República. Posso até estar equivocado,mas o seu estilo pode ter detonado sua carreira política. Como já afirmamos aqui num outro momento, a única forma de Dória superar esse imbróglio seria o seu bom desempenho nas pesquisa de intenção de voto, mas, também aqui, ele não vai bem das pernas. Enfrenta um verdadeiro inferno astral, apesar de sua exemplar conduta no momento da crise sanitária, assim como ostentar uma relativa boa avaliação de sua gestão.
Em alguns momentos, o eleitor até reconhece os seus méritos, mas emite indicadores de que não o desejaria como Presidente da Republica. O mesmo dilema ocorre com o candidato que tem o seu apoio para sucedê-lo no Palácio dos Bandeirantes,Rodrigo Garcia, para o qual ele não consegue uma transferência de votos, compatível, por exemplo, com os índices de sua avaliação como governador. Eduardo Leite, enfim, é aquele queridinho que não venceu as prévias. Acredita-se que também poderia ser viável como opção da terceira via. As pesquisas de intenção de voto até aqui realizadas - onde o nome dele aparece - não confirmam esse hipótese.
Mas, o futuro dura muito tempo e a Deus pertence, diriam os evangélicos. Um ator político hábil como Gilberto Kassab(PSD-SP) enxergou alguma viabilidade no gaúcho e começou a cortejá-lo para a legenda, principalmente depois do Presidente do Senado Federa, Rodrigo Pacheco(PSD-MG) disistir da candidatura. Embora ainda jovem, o governador Eduardo Leite pretende mesmo candidatar-se à Presidência da República. Apesar dos apelos dos tucanos, a janela oferecida por Gilberto Kassab é bem mais interessante para o governador gaúcho, uma vez que os tucanos tem um cuco no ninho e não conseguem se livrar dele.
Você precisa ler também:
Afinal, para onde caminha o governador gaúcho Eduardo Leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário