O atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, deseja um nome de Campina Grande para compor a chapa liderada por ele para disputar o Governo do Estado, nas eleições de 2026. Provavelmente um nome da família Cunha Lima, com quem está entabulado negociações. A disputa deve ser bastante acirrada no próximo ano. A cada dia surgem fatos novos, corroborando com esta afirmação. Até recentemente, a renúncia da pré-candidatura do deputado Luciano Galdino foi bastante festejada pelo grupo político ligado ao governador João Azevedo. O ato se deu na Granja São João, que pertence ao Governo do Estado da Paraíba. Há muito se discute uma eventual mudança de finalidade desta granja, mas ela continua como residência do governador. Há muitos anos atrás, o Governo de Pernambuco também mantinha uma residência de veraneio na aprazível Porto de Galinhas, em Ipojuca. Dr. Miguel Arraes gostava muito desta granja, mas ela acabou tendo uma outra destinação.
Mas vamos deixar os veraneios de lado e nos ater aos fatos políticos do estado. Faltam alguns ajustes em ambas as chapas e, até este momento, temos três pré-candidaturas postas. Lucas Ribeiro, pelo Progressistas, apoiado por João Azevedo; Cícero Lucena, que deve compor com o MDB de Veneziano e com o PSD dos Cunha Lima; e a pré-candidatura do senador Efraim Filho, pelo União Brasil. Os ajustes e "acomodações" se impõem. Cícero e João tentam obter o apoio do PT, com articulações de alto nível, vindas diretamente de Brasília. Segundo dizem, o Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, tenta emplacar o nome do pai como candidato ao Senado Federal na chapa de João Azevedo.
Sabe-se lá em que termos, o governador João Azevedo, através de uma fala transmitida por um site de João Pessoa, sugeriu que os apoiadores de Cícero Lucena poderão não pedir votos para ele em 2026. É um tipo de apoio de que ele, a rigor, não precisaria. Por razões óbvias, João não entra em detalhes sobre o assunto. Penso que ele deve se referir a um desses troncos familiares que estão em vias de juntar-se a Cícero Lucena.

Nenhum comentário:
Postar um comentário