pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Sabatina de Messias é agendada para o dia 10 de dezembro.
Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Editorial: Sabatina de Messias é agendada para o dia 10 de dezembro.



O Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, agendou para o dia 10 de dezembro a sabatina a que será submetido o novo indicado ao Supremo Tribunal Federal, Jorge Messias, ex-Chefe da Advocacia-Geral da União. Hoje, 27, depois de uma grande polêmica entre Oposição e Governo, por ocasião da sessão da CPMI do INSS, ficou descartada sua presença naquela comissão, o que seria mais uma dor de cabeça para o indicado, que se encontra em dificuldades. Insatisfeito por não ter seu pleito atendido em relação a tal indicação, Davi Alcolumbre vem preparando algumas escaramuças para o Governo. O relator da indicação é um desses problemas. O Governo não confia nenhum pouco no nome indicado, temendo, inclusive, alguma surpresa, traduzida numa eventual rejeição ao nome de Jorge Messias. 

Por incrível que possa parecer, tal hipótese não estaria completamente descartada, em razão do climão gerado com a indicação de Messias, que sofre resistência ferrenha da Oposição e de setores da opinião pública. Não nos ocorre de uma indicação recente para a Suprema Corte enfrentar tanta resistência como Messias está enfrentando. Formadores de opinião também esboçaram grande resistência à indicação do nome de Messias. Ele é demasiadamente próximo a Lula e ao petismo; questiona-se o seu notório saber jurídico e sua articulação política é ínfima. Rodrigo Pacheco teria o aval do Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e de parte do Centrão, o que facilitaria bastante sua sabatina. 

Neste momento, Messias faz uma espécie de périplo pelo Senado Federal, garimpando o voto dos senadores e senadoras. É bastante raro uma rejeição, mas ela já ocorreu em tempo idos. O ideal seria o Executivo distensionar a relação com o presidente da Casa Alta, Davi Alcolumbre.  Ele já jogou uma bomba de bilhões no colo do Executivo e sugere-se que tem potencial e artilharia para a batalha, conforme pode se depreender pela indicação do nome que será o relator da indicação de Messias, o senador Weverton Rocha, do PDT do Maranhão, que também afirma ter pego em bomba. Não é para menos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário