pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Os pitacos políticos de Fernando Haddad.
Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Editorial: Os pitacos políticos de Fernando Haddad.


São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, é sempre uma grande preocupação para quem deseja sentar na cadeira do Palácio do Planalto. Há enormes especulações, por exemplo, sobre o destino político do atual ocupante do Palácio Bandeirantes, Tarcísio de Freitas. Permanecem as especulações em torno de sua candidatura em 2026. Renova o mandato ou tenta seguir para a capital federal? Sua definição muda completamente a dinâmica da disputa em São Paulo. Se pretender renovar o mandato, sua reeleição é dada como favas contadas. Se se candidata à Presidência da República, a dinâmica da disputa muda completamente sobre cenário atual de sua sucessão no Palácio Bandeirantes. Até recentemente, o presidente Lula convidou o psolista Guilherme Boulos para assumir, em Brasília, o cargo de Secretário-Geral da Presidência da República, cargo com status de ministério. 

Nos bastidores, se especula que o verdadeiro propósito foi afastá-lo da disputa em São Paulo. Embora cotado para continuar ocupando a vaga de vice na eventualidade de uma nova candidatura de Lula, em 2026, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, em alguns momentos, deixa transparecer que, num cenário onde não dispute com Tarcísio de Freitas, uma candidatura ao Governo do Estado de São Paulo não está completamente descartada. Outro dia se especulou que o atual Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na esteira da briga tarifária com os Estados Unidos, poderia ter se credenciado, mais uma vez, para uma eventual disputa em São Paulo. Setores do PT passaram a alimentar tal possibilidade. 

Um sintoma evidente externado pelo próprio Fernando Haddad são as suas falas recentes sobre a Operação Contenção, realizada pelo Governo do Rio de Janeiro, e a suas opiniões sobre o PL Antifacção, aprovado pela Câmara dos Deputados, onde ele afirma que, na realidade, o projeto asfixia a Polícia Federal. Soube hoje, 20, que o presidente Lula andou trocando farpas com o Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, também sobre este assunto. Lula já teria conversado com o Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, com o propósito de reformular o projeto na votação na Casa Alta. Mais um motivo para ficarmos atentos aos pronunciamentos de Fernando Haddad sobre o assunto é o fato de que o PL Antifacção é o grande trunfo para a direita eleger dois senadores em São Paulo, inclusive Derrite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário