pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lula critica o PL Antifacção.
Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Editorial: Lula critica o PL Antifacção.


Numa entrevista, logo após a aprovação do PL antifacção, o deputado Guilherme Derrite comemorou bastante o feito junto a parlamentares de oposição. Se Derrite gostou, era natural que o Governo não gostasse, como sugere uma fala de Lula sobre o assunto no dia de hoje, 19. O projeto foi aprovado ontem. Derrite revisou o texto por quatro vezes, tentando ajustá-lo às críticas que vinham do Governo. Há dois pontos polêmicos: o trabalho da Polícia Federal no combate ao crime organizado e o enquadramento das facções como organizações terroristas, o que abriria precedentes perigosos para intervenções internacionais no país, principalmente dos Estados Unidos. 

A base governista articula-se para as modificações finais no projeto, que agora será submetido ao Senado Federal e ficará sob a relatoria do senador Alessandro Vieira, que também é relator da CPI do Crime Organizado. Delegado da Polícia Civil de Sergipe, Alessandro Viera é do MDB e, em tese, é um parlamentar que mantém uma equidistância entre Governo e Oposição. Na realidade, o MDB é da base governista, mas sabe-se lá como isto funciona. Em todo caso, ele tem um perfil mais independente. Na realidade, o que Derrite tentou fazer foi puxar a brasa para a sardinha dele, ou seja, delegar exclusividade às polícias estaduais o combate ao crime organizado, o que, na prática, já vem ocorrendo. Isso reforçaria a musculatura eleitoral da oposição nas eleições de 2026. 

Principalmente neste momento nevrálgico, onde a segurança pública tornou-se a grande preocupação do país. No Ceará, nem flanelinhas ou garotas de programa escapam da extorsão. O estado tem três cidades entre as mais violentas do país. Maranguape, a cidade do saudoso Chico Anísio, tornou-se a mais violenta do país, superando Jequié, na Bahia. Na Bahia e no Ceará são recorrentes os abandonos de bairros e conjuntos residenciais, por imposição do crime organizado. Aliás, aqui no Rio Grande do Norte fatos desta natureza também já estão ocorrendo, dimensionando a gravidade do problema.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário