pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Novas rusgas entre o Executivo e o Legislativo.
Powered By Blogger

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Editorial: Novas rusgas entre o Executivo e o Legislativo.


Na reunião da próxima quinta-feira, a CPMI do INSS, através do seu presidente, o senador Carlos Viana, deve pautar entre os pares a convocação do advogado Jorge Messias, recém nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no STF. Caso a convocação se confirme, o que não seria improvável, Jorge Messias teria mais uma dor de cabeça pela frente. Recentemente ele escreveu uma carta dirigida ao Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, onde tenta desarmar os espíritos diante das dificuldades que possa vir a enfrentar durante a sabatina no Senado Federal. Sua situação não é nada confortável. Possivelmente a mais desconfortável dos últimos anos, agravada por uma indisposição pessoal entre o presidente Lula e Davi Alcolumbre. Sobrou até para o senador Jaques Wagner, líder do Governo Lula naquela Casa. 

Na Câmara dos Deputados a situação não é menos ruim, uma vez que o Presidente Hugo Motta também andou se estranhando com o líder do Governo, Lindbergh Farias. Analisada sob certos aspectos, a indicação de Messias ao cargo não foi uma atitude muito feliz de Lula. Lula tinha conhecimento da encrenca em que estava se metendo, mas preferiu a formação de uma trinca de ouro, de sua estrita confiança. Ocorreram, inclusive, muitos protestos da base aliada, que desejava a indicação de uma mulher para o cargo de Messias. Indicar uma mulher para sucedê-lo na AGU, conforme se especula, não é a mesma coisa.  Não satisfaz o desejo da base. 

Como se não bastasse, por outro, muito em razão da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, a oposição prepara um conjunto de medidas para otimizar pautas do seu interesse, assim como produzir danos ao Governo com as chamadas obstruções. Vão cobrar a fatura do Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, cuja eleição foi assegurada com a promessa de pautar a agenda oposicionista. A menina dos olhos é o PL da Anistia, que eles agora desejam que seja aprovado sem restrições, ou seja, sem essa coisa de dosimetria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário