pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: As novas pesquisas sobre a popularidade do Governo Lula.
Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Editorial: As novas pesquisas sobre a popularidade do Governo Lula.



Medidas de contenção de liberação de viagens de servidores públicos, aliadas ao período de restrições associado à pandemia da Covid-19, fizeram o governo passado economizar bilhões em recursos públicos. A ressalva que se faz aqui é em relação às políticas públicas do Governo Bolsonaro, que, em certa medida estavam relacionadas ao torniquete que se aplicou em relação a alguns órgãos públicos, a exemplo do IBAMA, da FUNAI, ICMbio, entre outros. Em todo caso, medidas de contenção dos gastos públicos são sempre bem-vindas. Foram bilhões economizados em tempos de crise - que, a rigor, ainda não foram superados - que podem fazer uma diferença enorme na contenção do déficit público, no equilíbrio das contas públicas. 

Neste sentido, o Governo Lula 3 não tem dado bons exemplos de austeridade. A coluna do jornalista Cláudio Humberto do dia de ontem, 23, traz uma estimativa dos gastos do Governo Lula 3 com diárias e passagens, chegando à conclusão de que se trata do governo que mais gastou com viagens em todos os tempos. Superou todos os governos anteriores. São R$ 5,1 bilhões. E este montante não inclui o próprio Lula e os Ministros de Estado. Aguarda-se para as próximas horas uma nova pesquisa do Instituto Genial\Quaest sobre a avaliação do governo. Antes mesmo de a pesquisa ser divulgada, os ventos que sopram não são favoráveis, se considerarmos por exemplo, a pesquisa do IPESPE divulgada no dia de ontem. 

Não há como se livrar do escândalo relativo ao roubo do INSS. Isso macularia a imagem do governo mais honesto do mundo. O dano é irreparável em quaisquer circunstâncias, mesmo que se responsabilize os governos anteriores sobre a leniência ou incompetência para evitar os desmandos com os recursos dos aposentados e pensionistas. O Governo Lula 3, que já não estava muito bem em termos de avaliação, dificilmente conseguirá contornar este problema. Nem com seiva de bananeiras se estanca essa sangria. Isso ficou visível num debate recente entre o senador Jaques Wagner, líder do Governo no Senado Federal,  e o senador Rogério Marinho, representante da Oposição, promovido pela Globo News. Jaques Wagner passou a ideia de nem ele mesmo acreditava no que estava afirmando. É a pior situação possível num debate. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário