A rigor, uma federação entre o Republicanos, o PSD e o MDB seria até mais previsível do que as federações constituídas recentemente entre o Progressistas e o União Brasil ou entre o PSDB e o Podemos. Essas costuras existem desde as eleições municipais passadas, onde o apoio do Republicanos à candidatura à reeleição de Ricardo Nunes(MDB-SP) estaria condicionado a um eventual apoio do partido ao projeto de fazer Tarcísio de Freitas Presidente da República em 2026. Até recentemente, o Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que trabalhava para Tarcísio de Freitas e não para Lula. Kassab também comemorou a possibilidade de uma eventual filiação do governador gaúcho, Eduardo Leite, ao PSD, afirmando que, caso isso se confirmasse, o partido contava com dois ótimos competidores ao Palácio do Planalto.
Num outro momento, Gilberto Kassab, que conhece o cenário político brasileiro como ninguém, afirmou considerar a possibilidade de um candidato dessa frente e um do PL, que, mesmo na hipótese da inelegibilidade de Jair Bolsonaro, talvez insistisse num outro nome. Mesmo doente e inelegível, Jair Bolsonaro afirma que só existe um candidato de direita que é ele mesmo. Sugere-se que os caciques das legendas de centro-direita não estão levando muito a sério esta afirmação. O sistema interditou Bolsonaro com a inelegibilidade. É mais fácil Bolsonaro hoje se livrar das encrencas jurídicas da tentativa de golpe do que reverter a sua situação junto ao TSE.
O ambiente político tornou-se complicado para o projeto de reeleição do presidente Lula em 2026. A federação União Progressista já afirmou que pretende entregar os quatro ministérios que ocupam na Esplanada dos Ministérios. Há apenas a resistência daqueles que adoram uma boquinha na máquina. Aqui ainda se esboça alguma resistência, mas os caciques das duas legendas que formaram a federação estão convencidos de não endossarem um o projeto de reeleição de Lula. A nova federação, então, a rigor, já teria uma penca de candidatos ao Planalto. Lula está ficando bastante isolado e deve ocupar as vagas de estacionamento exclusivo da Esplanada com nomes raízes. Não é opção. É contingência mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário