pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lula intervém no INSS e nomeia procurador-federal para o cargo.
Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de maio de 2025

Editorial: Lula intervém no INSS e nomeia procurador-federal para o cargo.



Imaginamos que, pessoalmente, Lula gostaria de ter afastado o Ministro da Previdência Social do cargo que ocupa. O escândalo deixou o presidente bastante preocupado, situação que foi agravada quando Lupi resistiu em afastar Alessandro Stefanutto do cargo. O problema são as circunstâncias políticas que estão envolvidas num eventual afastamento de Carlos Lupi do cargo. Neste arranjo, segundo a coluna do jornalista Cláudio Humberto, mais um pernambucano poderia assumir um ministério na Esplanada. Uma solução que daria uma satisfação à opinião pública, contemporizaria setores do Governo, que defendem o afastamento do ministro do cargo que ocupa, e manteria a cota do PDT no Governo Lula3. O Ranieri Mazzilli da vez poderia ser Wolney Queiroz, atual Secretário-Executivo da pasta. 

Ontem saiu o nome do novo Presidente do INSS, Gilberto Walles Junior, que pode ser tratado como uma espécie de interventor, uma vez que deve cumprir uma missão estritamente determinada pelo Planalto, possivelmente sem consulta ao Ministro Carlos Lupi, que, em princípio, não foi ouvido a respeito. O jornal Folha de São Paulo informa no dia de hoje, 01, uma primeira entrevista do ex-presidente do órgão, onde ele afirma que cumpriu a risca as determinações da Controladoria-Geral da União. A permanência de Carlos Lupi no cargo é uma obra de engenharia política complexa, uma vez que Lula não pode se dar ao luxo de perder o apoio dos parlamentares da legenda pedetista no parlamento. 

São 17 votos preciosos, principalmente quando uma frente de  109 deputados federais, a maior bancada - que é a soma da federação UB e PP - praticamente estão em vias de desembarcarem do Governo Lula. As notícias que se seguiram depois da formação da coligação são as piores possíveis para Lula. O grupo costura um nome para concorrer ao Planalto nas eleições de 2026. ACM Neto, nome influente da federação, já comunicou que irá negociar com os seus pares a entrega dos ministérios que ocupam na Esplanada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário