pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Bancada do PDT deixa base aliada do Governo Lula 3.
Powered By Blogger

terça-feira, 6 de maio de 2025

Editorial: Bancada do PDT deixa base aliada do Governo Lula 3.


Desde algum tempo que a relação do PDT com o Governo Lula3 não ia muito bem. Os parlamentares e líderes da legenda reclamavam do tratamento recebido pelo Governo. Depois que estourou o escândalo do INSS, órgão subordinado ao Ministério da Previdência Social, então comandado por Carlos Lupi, cota do partido no Governo, o PDT sugeriu que, se Lupi fosse destituído do cargo, eles deixariam a base de apoio de Lula no Legislativo. Lupi foi substituído por um pedetista, Wolney Queiroz, mas, mesmo assim, hoje, dia 06, por unanimidade, os parlamentares da legenda anunciaram, através do seu líder, Mário Heringer, que estão deixando a base de apoio de Lula. 

Vejo neste ato algo mais próximo das recomendações do ex-governador Ciro Gomes do que propriamente um ato de solidariedade a Carlos Lupi. Indignado com o que ocorreu no INSS, de imediato, Ciro Gomes recomendou o desembarque do PDT do Governo Lula 3. O partido tem 17 deputados federais e 3 senadores, números não tão expressivos, mas que farão, certamente, muita falta ao Governo. É quase certo que a bancada encampe o PL da Anistia, assim como possa endossar o coro de uma CPMI em favor das investigações do que ocorre no INSS, que, a cada nova investigação da PF, assume dimensões gigantescas. Lula está perdendo apoio até mesmo entre a sua base histórica de apoio. As coisas não vão nada bem. 

Um outro fator que deve ter contribuído para esta decisão são as eleições de outubro de 2026. Quanto mais se investiga o rombo no INSS mas ele se avoluma, conforme expusemos pela manhã. Trata-se de um fardo muito pesada para se carregado pelos candidatos. Não há explicação razoável possível para o que ocorreu no órgão. Estima-se que 35 mil pensionistas e aposentados tenham reclamados de descontos irregulares e empréstimos que não foram feitos por eles. Havia algo de muito errado no reino da Dinamarca. 

P.S.: Contexto Político: Pelo andar da carruagem, o desembarque do Governo Lula 3, além de parcial, uma vez que os senadores do partido ainda estão alinhados com o Governo, não teria como motivação as recomendações do cearense Ciro Gomes. O ex-Ministro da Previdência, Carlos Lupi, timoneiro inconteste da legenda, participou da reunião com os deputados da legenda. O desembarque, portanto, trata-se de uma decisão em solidariedade ao ex-Ministro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário