O atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, é descendente de uma família tradicional, com atuação política na cidade de Patos, no Sertão Paraibano. A política está no DNA da família. Formado em Medicina, nunca exerceu a profissão em razão das contingências políticas impostas ao clã familiar. Geralmente, nessas cidades do interior, duas famílias tradicionais hegemonizam a política local. No caso de Patos, sugere-se que as famílias se integraram uma vez que Motta casou-se com uma integrante da família "rival" dos Motta. Jovem, com trinta e cinco de idade, o mais novo parlamentar a assumir a Presidência da Câmara dos Deputados, Motta se equilibra no cabo de guerra entre os Três Poderes da República, como já dissemos outra vez por aqui, jogando sempre com o "veremos", sendo saudado quando cumpre as promessas e tornando-se enigmático ao não cumpri-las, pois o "veremos" é um termo que fica no plano apenas das possibilidades. O PL da Anistia, por exemplo, entrou na lista do "veremos".
Hugo Motta costuma passar os feriados prolongados junto no seu reduto eleitoral, junto aos familiares e correligionários. Em alguns desses momentos, vários parlamentares o acompanha, para saborear a autêntica carne de sol da capital do sertão paraibano. Instalou-se uma verdadeira "confusão" entre os políticos ou grupos políticos que deverão disputar o Palácio da Redenção, sede do Governo da Paraíba, em 2026. Isso vale para os grupos que se identificam com as forças do campo progressista, assim como em relação à direita bolsonarista paraibana. O governador João Azevedo(PSB-PB) deve se candidatar ao Senado Federal, abrindo-se uma disputa acirrada entre os integrantes do seu grupo político para sucedê-lo.
Em suas visitas ao estado, o Presidente da Câmara dos Deputados vem sendo saudado pelos eleitores como governador, algo que ele desconversa, em função da encrenca antecipada que poderia arranjar, motivada pelas movimentações em torno de sua sucessão na Câmara dos Deputados. É uma questão de tempo. Deve ocorrer com Motta o mesmo que ocorreu com o herdeiro político de outro clã familiar famoso no estado, a família Cunha Lima, com atuação em Campina Grande, que alçou o ainda jovem Cássio Cunha Lima ao Palácio da Redenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário