O jornal Folha de São Paulo desta segunda-feira, 05, traz uma matéria sobre o aumento expressivo de recursos que estão sendo repassados para Ongs e sindicatos, através do Ministério do Trabalho, principalmente neste ano. Ao que se sabe, o fato chamou a atenção de órgãos como o TCU e a Polícia Federal, que está investigando o caso, em razão da suspeita de favorecimento de entidades de pessoas aliadas do Governo. É só isso o que temos no momento, mas a recorrência desta situação é algo que preocupa bastante. É o que no jargão policial se chama de modus operandi. Este já seria o quarto ministério do Governo Lula 3 onde esses fatos foram denunciados. O mais grave é o caso do INSS, subordinado do Ministério da Previdência, onde o dinheiro saiu diretamente da conta dos aposentados e pensionistas. O Ministério da Cultura também teria enfrentado problemas desta natureza, assim como o Ministério do Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, onde Ongs picaretas estavam recebendo recursos para o fornecimento de marmitas, conforme matéria de O Globo. Uma dessas "entidades", que operava aqui em Pernambuco, foi descredenciada pelo ministério, numa prova inequívoca da existência de irregularidades.
Na outra ponta, o Ministro Flávio Dino retém os repasses de novas emendas, em razão de problemas de regularização nas contas indicadas. O ministro está chegando a Pernambuco para proferir aula magna de abertura dos trabalhos do segundo semestre da Universidade Federal de Pernambuco, instituição onde concluiu o seu mestrado, mais precisamente na tradicional Faculdade de Direito do Recife. Salvo melhor juízo, a palestra será sobre o mundo do trabalho, um tema sobre o qual se reflete muito neste momento, com uma vasta bibliografia disponível. Flávio Dino recebe o título de Doutor Honoris Causa da UFPE. Não temos informações sobre a relação do ministro com a literatura, mas numa dessas últimas sessões do STF ele citou O Estrangeiro, de Albert Camus. Fazemos essa referência em razão de que a FDR, na realidade, é um reduto de escritores e talvez ele também possa ter sido contaminado por aquele vírus. Curioso que dali saíram grandes escritores e poetas de projeção nacional, ao passo que as referências são bem menores em relação ao Centro de Artes e Comunicação.
Ficamos em dúvida sobre se o hoje ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, irá comparecer à sessão para qual foi convocado no Senado Federal, uma vez que a convocação foi formulada ao ministro. A sessão está programada para o dia 07. Ainda há grandes especulações em torno da demissão de Carlos Lupi daquela pasta. Há espaço até para as teorias da conspiração, como uma eventual manobra do PT para afastar o PDT do Governo. Curioso que quem assume o Ministério é um outro pedetista histórico, o pernambucano Wolney Queiroz, que seria o preferido de Lula para a pasta deste o início do Governo. Uma outra viagem é que um tradicional jornal paulista teria pedido a cabeça do ministro numa tessitura que visa fortalecer uma eventual candidatura de Ciro Gomes, por uma frente de centro-esquerda, às eleições presidenciais de 2026. Detalhe: O jornal já "fechou" com o conjunto de forças que hoje apoiam uma candidatura de centro-direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário