pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Crise no INSS derruba Carlos Lupi.
Powered By Blogger

sábado, 3 de maio de 2025

Editorial: Crise no INSS derruba Carlos Lupi.



Hoje, não sei se dá para afirmar que o PDT seja o herdeiro daquele brizolismo autêntico. Estávamos acompanhado alguns pronunciamentos de militantes da legenda sobre a crise que se instaurou no INSS, depois do escândalo das fraudes na aposentadoria, e há uma grande decepção em torno do assunto. Para salvar um pouco a imagem do PDT raiz, segundo esses militantes, o ideal seria um afastamento do Governo Lula 3. O arranjo que foi feito permite que o partido continue no Governo, pois ascendeu ao comando da pasta o pernambucano Wolney Queiroz, militante histórico da legenda, muito ligado ao ex-ministro Carlos Lupi. Segundo especulou um blog local, este seria o desejo de Lula desde o início. 

Wolney tem uma missão espinhosa pela frente. Restaurar o mínimo de credibilidade do órgão, evitando que o dinheiro suado dos velhinhos escoem pelos ralos da corrupção, assim como enfrentar o crônico problema da fila de espera, algo que ocorre também no SUS. Havia funcionários de carreira envolvidos nessas fraudes, aplicadas, preferencialmente, em regiões empobrecidas do país, entre aposentados com deficiência e\ou analfabetos. Há uma grande indignação da população em relação ao assunto e acreditamos que uma CPI ou CPMI sobre o caso seja realizada. É justo que os brasileiros tomam conhecimentos dos pormenores desse escândalo e os responsáveis sejam punidos exemplarmente.

Já existe assinaturas suficientes para a abertura de uma CPI, mas a sua instalação depende de outros arranjos políticos. Hugo Motta se equilibra hoje entre duas canoas e já perdeu muitos pontos junto aos seus eleitores da Oposição. Veja-se, por exemplo, o caso do PL da Anistia, que está se transformando num grande acordão entre os Três Poderes da República. A fila de urgência e prioridades é longa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário