pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Decisão da Câmara dos Deputados sobre Ramagem deverá ser revertida.
Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Editorial: Decisão da Câmara dos Deputados sobre Ramagem deverá ser revertida.



Os bolsonaristas ficaram exultantes no dia ontem, 07, quando uma decisão da CCJ da Câmara dos Deputados, interrompeu as ações que correm contra o deputado federal Alexandre Ramagem no STF. A decisão abre um precedente que poderia favorecer o ex-presidente Jair Bolsonaro, que ontem também esteve presente em mais uma manifestação em favor da anistia aos envolvidos nos atos do 08 de janeiro. A alegria deve durar pouco tempo, uma vez que Ministros da Suprema Corte ouvidos sobre a decisão já anteciparam que se trata de um ato inconstitucional. Como o STF é o guardião da Constituição Federal, isto significa que a decisão será revertida. 

A dosimetria das penas aplicadas aos envolvidos naqueles atos, alguns já condenados ou cumprindo pena, sugere-se que, hoje, seja algo que sensibiliza alguns ministros da Suprema Corte, até mesmo como medida para alinhavar o tecido da relação institucional entre os Três Poderes, hoje bastante desgastado. Em relação ao núcleo duro do golpe, acreditamos que se faça o que se impõe a quem atentou contra o ordenamento democrático do país. Pelo andar da carruagem jurídica, sugere-se que o STF tenha o mesmo entendimento deste editor. No último grupo - o da desinformação, assim denominado pela PGR - tivemos a presença do advogado Melillo Diniz do Nascimento na defesa de um dos réus. Melillo foi servidor da Fundação Joaquim Nabuco, sediada aqui no Recife. 

Onde há fumaça há fogo, embora a fumaça ainda seja preta, indicando que o Papa ainda não foi escolhido. Pelo menos a fumaça que sai das chaminés do vaticano, que se tornou uma grande atração. Aliás, sempre foi, mesmo antes da sociedade da espetacularização. Postamos uma notícia por aqui acerva de uma eventual volta de Ciro Gomes ao cenário de uma nova disputa eleitoral. Parecia algo improcedente, mas, pelo andar da carruagem política, a possibilidade está em discussão. Por enquanto ao Governo do Ceará, em oposição cerrada ao PT, com o apoio do bolsonarismo raiz, como o deputado federal André Fernandes e o Capitão Wagner. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário