pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Mesmo inelegível, Bolsonaro se preocupa com as movimentações de Temer.
Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Editorial: Mesmo inelegível, Bolsonaro se preocupa com as movimentações de Temer.


Acordamos hoje com as avalições sobre o aumento expressivo do preço do nosso cafezinho este ano. Neste ritmo, fica difícil fazer o blog ao lado da tradicional xícara de café com canela. Não há prenúncio de que o preço de alguns produtos possam ceder, tampouco os índices inflacionários, de acordo com as autoridades monetárias. As previsões acerca do assunto são pessimistas. Ontem, 11, comentávamos por aqui acerca das movimentações do ex-presidente Michel Temer no sentido de construir uma candidatura de centro-direita, a partir da impossibilidade de uma candidatura de Jair Bolsonaro, assim como diante das dificuldades e desgaste do Governo Lula 3. O curioso é que, embora desaconselhem essas movimentações, os próprios bolsonaristas convergem para o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assim como o Movimento Brasil, liderado pelo ex-presidente Michel Temer. 

Tarcísio de Freitas está galvanizando a alternativa de centro-direita, o que significa dizer que, apesar do esboço de resistência, se nada mudar em relação à inelegibilidade de Bolsonaro, o próprio PL pode encampar o projeto Tarcísio. Aliás, além dos elogios, dirigentes da legenda sondam a possibilidade de filiá-lo ao partido. O Republicanos está em vias de efetivar uma federação com o MDB. Em princípio, o PSD de Gilberto Kassab também estaria nas negociações. Talvez o que esteja incomodando mesmo os bolsonaristas raízes seja este protagonismo assumido por Michel Temer. São cinco governadores de centro-direita que estão no radar de Temer. Todos eles com pretensão de pré-candidaturas. Não vejo como possa ser ungido alguém de fora desse grupo, que já conta com o apoio da mídia conservadora e da Faria Lima. Michel Temer não brinca em serviço. Desde as últimas eleições municipais que ele vem coxeando o alambrado, como diria o Leonel de Moura Brizola.

Perguntado de poderia ser ele mesmo o escolhido, Temer argumenta que não tem mais disposição. Quem não deve estar gostando mesmo dessas movimentações é o PT, a partir da experiência com a ex-presidente Dilma Rousseff. A construção de consensos entre os grupos conservadores são mais simples. O complicado mesmo seria as movimentações em torno de construção de uma alternativa de centro-esquerda, em razão das enormes adversidades que o PT enfrenta neste momento. Dificuldades econômicas e novos escândalos de corrupção não alavancam candidatura de ninguém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário