pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Novas revelações sobre a tentativa de golpe de Estado.
Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Editorial: Novas revelações sobre a tentativa de golpe de Estado.


Talvez nunca chegaremos a conhecer todos os detalhes da trama que envolveu a tentativa de golpe de Estado do 08 de janeiro. Quem sabe no futuro algum réu confesso escreva algum livro revelando todas as nuances daqueles acontecimentos. Por enquanto, ninguém assume a condição de golpista. Até recentemente, jornalistas do UOL Prime, esmiuçaram todos os diálogos e mensagens encontrados no celular do ex-Ajudante de Ordens da Presidência da República, o tenente-coronel Mauro Cid. Seria um material que, em princípio, não estaria no escopo do material que hoje subsidia as investigações da Polícia Federal e integra o inquérito que envolve os artífices da tentativa de golpe no país. 

Tiveram a paciência de ouvir milhares de mensagens tratando de amenidades até encontrar algum mensagem que pudesse estabelecer alguma relação com aqueles acontecimentos. Hoje, 16, temos a notícia de que o agente da Polícia Federal que estava infiltrado entre os alvos golpistas - pois fazia a segurança do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - acrescenta mais informações sobre a trama, a partir do que a Polícia Federal encontrou depois de periciar o seu aparelho celular. O circuito vai se fechando contra aqueles que tramaram contra as nossas instituições democráticas e é bom que seja assim. Os diálogos evidenciam que o agente ficou decepcionado com a falta de atitude do capitão e fez ameaças veladas a um ministro da Suprema Corte. Os diálogos indiscretos não vamos repetir por aqui, pois os leitores sabem bom do que esses golpistas são capazes. No Chile, esmagaram as mãos de Victor Jara a coronhadas e depois o mataram, desferindo contra ele 42 disparos. Com essa gente não se brinca. 

Até agosto estima-se que o STF conclua alguns desses inquéritos, determinando as penalidades aos envolvidos, caso sejam condenados. O ex-presidente Jair Bolsonaro está completamente enredado, mas continua alimentando algumas expectativas positivas, sabe-se lá baseado em que. Talvez esteja faltando, como alguém sugeriu, um ator político de seu staff mais próximo com a franqueza suficiente para informá-lo sobre a real situação em que ele se encontra. Não será candidato e a condenação em relação ao inquérito que responde no STF é quase certa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário