pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Eduardo Bolsonaro para a presidência em 2026?
Powered By Blogger

terça-feira, 27 de maio de 2025

Editorial: Eduardo Bolsonaro para a presidência em 2026?


No dia de ontem, 27, tivemos a oportunidade de acompanhar uma longa entrevista concedida pelo deputado federal, Eduardo Bolsonaro, que se encontra licenciado do cargo, morando nos Estados Unidos. Acionado pela PGR, o STF abre inquérito contra o parlamentar, que estaria urdindo, nos Estados Unidos, contra as instituições brasileiras. Não vamos entrar nesta seara jurídica, que não é a nossa praia, mas alguns componentes políticos entraram na equação desta briga de foice entre Governo e Oposição, sobretudo no que concerne às eventuais movimentações de peças no tabuleiro do xadrez político das eleições presidenciais de 2026. Aliás, essas movimentações estão aceleradas. Caboclo que não ficar atento pode perder o bonde.  

O ex-presidente Jair Bolsonaro já disse que não abre mão de sua candidatura, como legítima representante dos segmentos de direita, para ninguém. Há, inclusive algumas indisposições já perceptíveis entre ele e velhos aliados, a exemplo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, cortejado frequentemente por setores conservadores. Tarcísio de Freitas tornou-se o nome mais palatável da Faria Lima e adjacências. No terreno político, ele conta hoje com o apoio de dois jogadores de peso no cenário político brasileiro, caso do ex-presidente Michel Temer e do Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab. O PSD, na realidade, trabalha dois nomes para a disputa, mas, se e somente se, Tarcísio de Freitas não topar deixar o certo pelo duvidoso. Sua reeleição em São Paulo é dada como favas contadas. 

Gilberto Kassab, por seu turno, já teria manifestado o desejo de ocupar sua cadeira no Palácio Bandeirantes. Ratinho Junior e Eduardo Leite, embora estejam eventualmente no tabuleiro, são peças que podem ser perfeitamente substituídas consoantes os arranjos entre ele e Michel Temer, principalmente se o lance envolver sua habilitação a suceder Tarcísio de Freitas em São Paulo. É neste introito que entra o nome de Eduardo Bolsonaro, agora com um enrosco no STF, o que contingenciou o ex-presidente Jair Bolsonaro a sinalizar com uma eventual candidatura do filho à Presidência da República em 2026. Por enquanto, o PL não quer saber dessa conversa de federação, o que já levou Kassab a sugerir que os segmentos de centro-direita terão duas candidaturas. No atual contexto, uma pode ser a de Eduardo Bolsonaro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário