pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: João Paulo e Sílvio Costa Filho juntos em seminário na Câmara Federal.
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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

João Paulo e Sílvio Costa Filho juntos em seminário na Câmara Federal.


A proposta do deputado federal João Paulo (PT) de pedir à presidente Dilma Rousseff a sanção sem veto do PLC 166, que cria a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) no Brasil, foi aprovada hoje (7) por unanimidade pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara Federal, que pretende marcar a audiência com a presidente ainda este ano. A decisão foi resultado do Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, promovido pela CDU, nesta manhã, em Brasília, com o objetivo de discutir a PNMU e as principais dificuldades enfrentadas pelas grandes e médias cidades brasileiras na questão da mobilidade.
Estiveram presentes prefeitos de grandes cidades brasileiras, parlamentares, especialistas no tema e representantes de instituições que tratam da mobilidade no país. Pernambuco esteve representando pelo Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Alepe, deputado Silvio Costa Filho (PTB) “A Câmara Federal através do Plano Nacional de Mobilidade Urbana ,entendeu a importância de se investir em infraestrutura e transporte coletivo como uma agenda prioritária para as grandes cidades do Brasil, tendo em vista que em 2027 nós teremos um veículo para cada habitante proporcionalmente. Foi muito importante a participação da Comissão da Mobilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesse seminário onde foi possível colher informações sobre os investimentos e as ações que a Câmara e o Governo Federal estão fazendo”,acrescenta o deputado.
A Política Nacional de Mobilidade foi apresentada pelo professor da UFPE, Leonardo Meira, que a considera um grande passo para as cidades começarem de fato a efetivar seus projetos de mobilidade. A falta de planejamento urbano e os baixos investimentos no setor foram considerados os problemas centrais da mobilidade nas cidades brasileiras frente ao grande aumento da frota de veículos particulares, que, segundo Meira, “dobrou nos últimos dez anos e tem a expectativa de chegar novamente ao dobro nos próximos 6 anos”.
Reforçando o que disse o professor da UFPE, o ex-deputado e engenheiro especializado em transportes e desenvolvimento urbano, Carlos Batinga, afirmou que a indústria automobilística encontrou terreno fértil nos países emergentes como o Brasil. “Nos últimos cinco anos a frota de veículos licenciados no país aumentou 84% e, se continuarmos assim, a previsão é de que em 2027 exista um carro para cada habitante no Brasil”, ressaltou.
Os debatedores alertaram para que o governo não diminua os investimentos com a mobilidade após a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Nos últimos 20 anos há um déficit de investimento em mobilidade no país correspondente a R$ 400 bilhões. Se não houver prioridade para o transporte de pessoas, bens e serviços, o país vai parar, em todos os sentidos”, frisou Carlos Batinga.
A melhoria do transporte público, das calçadas e a construção de ciclovias foram algumas das soluções apontadas no Seminário e previstas na PNMU para resolver problemática da mobilidade. “Precisamos convencer as pessoas a deixarem os seus carros em casa e optarem por um transporte público de qualidade, pelo uso da bicicleta e até pequenas caminhadas pelas calçadas”, defendeu Leonardo Meira, argumentando, inclusive, os prejuízos à saúde trazidos pelo estresse com os grandes congestionamentos.

Assessoria de imprensa do deputado Sílvio Costa Filho.









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