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terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Senador Cássio quer ouvir sociedade sobre exposição de placa com o IDEB nas escolas

 

Senador Cássio quer ouvir sociedade sobre exposição de placa com o IDEB nas escolas
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) propôs, nesta terça-feira (13), a realização de uma audiência pública para debater o PLS 341/11, de autoria da colega Lúcia Vânia (PSDB-GO), que obriga fixação de placa com a nota do IDEB na frente das escolas públicas. Cássio ponderou que a distribuição de um boletim com as notas para a comunidade pode garantir os objetivos do projeto, sem a necessidade da placa.

“Temo pela exposição dos alunos e naturalmente da escola com a exposição em uma placa da nota do IDEB. Pode gerar descriminação”, salientou no seu twitter. “Ao invés da placa, minha proposta é que seja distribuído entre a comunidade escolar, um boletim com as notas do IDEB”, acrescentou.

Também no seu twitter, Cássio lançou uma enquete para seus seguidores opinarem a respeito. “A fixação de uma placa na entrada da escola com a nota do IDEB não provocaria na pratica uma discriminação? Opinem”, sugeriu. O PLS 341 já recebeu parecer favorável do relator Sérgio Petecão (PSD/AC). Na justificativa, a senadora Lúcia Vânia enfatizou a importância de informar a comunidade sobre os resultados da aprendizagem dos estudantes nas escolas públicas. E frisou que a publicidade e a transparência são como elementos substanciais da gestão democrática do ensino.



IDEB


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.


Assessoria

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