pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Brasil 247: Geraldo desconversa sobre candidatura de Eduardo Campos.
Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Brasil 247: Geraldo desconversa sobre candidatura de Eduardo Campos.

Leonardo Lucena_PE247 – O prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), deixou em aberto a possibilidade do presidente da legenda e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, se candidatar à Presidência da República em 2014. Afinado com o discurso do seu padrinho político, o futuro gestor disse que agora não é o momento para se discutir as próximas eleições presidenciais. Sobre a relação entre petistas e socialistas, ele acredita que será possível manter a aliança daqui a dois anos em nível estadual. Se esta parceria será mantida no plano nacional em função dos planos nacionais de Eduardo Campos, Geraldo, mais uma vez, desconversou acerca do assunto
 “A eleição 2014 deve ser discutida em 2014”, afirmou Geraldo Júlio. “O que é importante agora? Nós estamos com a presidente Dilma. Somos parceiro dela, ela é uma grande presidente, uma mulher honrada, aprovada por mais de 70% dos brasileiros e tenho certeza de que vai nos ajudar muito a melhorar a vida da população recifense, que é brasileira”, declarou em entrevista ao repórter Gerson Camarotti, da GloboNews.
A instabilidade na relação PT-PSB veio após o governador de Pernambuco, Eduardo Campos ter lançado candidaturas próprias em várias cidades onde o Partido dos Trabalhadores também tinha postulante. O saldo destas eleições é que o PSB foi a legenda que mais cresceu e governará o maior número de capitais (cinco). De todo modo, Eduardo foi acusado de “traidor” pelos petistas, já que ambas as siglas mantinham uma aliança histórica. Apesar disto, a parceria ainda é mantida em nível nacional e o PSB integra a base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A campanha pela Prefeitura do Recife foi marcada por agressões e provocações de ambos os lados.
“Não falaria em rompimento. Nós (PT e PSB) continuaremos sendo aliados no ponto de vista federal e estadual também”, disse Geraldo Júlio. De qualquer maneira, o PT ganhou Secretaria de Habitação na próxima gestão, que será comandada por Eduardo Granja. O petista já passou pelas secretarias municipais da Juventude e de Turismo.
Mesmo assim, os petistas continuam divididos internamente, pois a ala da corrente Construindo Um Novo Brasil (CNB), liderada pelo candidato derrotado, o senador Humberto Costa, continua intransigente em sua posição de não aderir à Frente Popular, encabeçada pelo PSB, a despeito de boa parte dos seus correligionários.
Assim como o governador Eduardo Campos, possível candidato a presidente em 2014, o prefeito eleito não responde se PSB e PT serão ou não adversários nas próximas eleições. “O ponto agora é cuidar de 2013, um ano importante para o país, um ano em que a gente precisa juntar todas as forças políticas e a da sociedade para fazer esse país crescer na casa de 3% ou 4% ao ano”, acrescentou.
Apesar do discurso alinhado com o de Eduardo Campos no sentido de deixar em aberto a consolidação da possível candidatura presidencial do governador, Geraldo Júlio disse que a gestão eficaz é a marca do seu partido. “Mais um símbolo importante para o PSB. Aqui no Recife, com muita força e determinação, aplicaremos o modelo que o PSB vem aplicando, governando com sucesso em outras cidades e em outros estados a exemplo do que vem ocorrendo em Pernambuco”, complementou. Esta posição é um dos motes propalados por Eduardo no que diz respeito ao modelo de gestão do PSB e deverá se utilizado como peça de campanha caso ele decida romper com o PT e se lançar candidato ao Palácio do Planalto em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário