pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Cuidado com esse povo, artigo de Tião Viana
Powered By Blogger

domingo, 30 de dezembro de 2012

Cuidado com esse povo, artigo de Tião Viana

Cuidado com esse povo!

 


Figurões se rebelam contra o governo do estado,tentam puxar seu tapete e depois protestam porque o governo, usando de suas prerrogativas, tira os cargos comissionados dos seus afilhados. E rangem os dentes, gritam, esperneiam, denunciam perseguição, mesquinhez do governante, o diabo a sete.


Esse tipo de comportamento era bem definido pelo meu conterrâneo Luiz Mofeta como próprio de, com licença da palavra, “homem rapariga”. Luiz era assim, desbocado, chamador de nomes feios, um verdadeiro boca suja, mas o que ele dizia ninguém contestava porque não mentia. Verdade dura, mas verdade verdadeira.


Na Paraíba nós temos muita gente assim, dessa laia, merecedora da definição mofeteana. Gente de caráter duvidoso, que não tem honra e se dá a qualquer custo, desde que ao final alcance o egoístico resultado pessoal. Gente que ri pra você com vontade de morde-lo, que elogia na frente e mete o cacete atrás, que finge ser uma coisa sem ser, que vende a mãe e empresta o pai em troca de uma vantagem, em suma, um verdadeiro “homem rapariga”.


Conheço gente ruim que só não é pior por falta de espaço. Conheço gente sem caráter, com dupla personalidade, com o feio hábito de cuspir no prato em que comeu, de apunhalar pelas costas a quem lhe deu a mão, lhe fez favores, lhe dispensou mimos. Vi dia desses uma pessoa sentar-se na cadeira antes ocupada por dileto amigo, e afirmar, assim, na bucha, com a maior cara de pau, estar retirando o lixo que fulano deixara debaixo do tapete. Dá pra tu, Mane? Mais tarde, disseram-me, essa mesma pessoa depositou ditoso beijo na face do Cristo crucificado momentos antes, repetindo o gesto de Judas, aquele dos 30 dinheiros.


Que não se espante o leitor, porque gente assim existe, de ruma, de tuia, aos montes. E o mais incrível é que essas pessoas sempre se dão bem, se arrumam, convencem, tapeiam, mentem que o rabo não sente, têm sempre um sorriso colgate para distribuir na hora do sorriso colgate e uma cara de nojo para externar na hora de sentir nojo.


Por isso acho bom quando alguém puxa o cabresto desse povo, não teme enfrentar seu veneno, sua covardia. Serve como esperança de dias melhores para nós que habitamos a planície e não ratificamos a covardia, a safadeza, o oportunismo e a falta de caráter desse time apodrecido.

Jornalista Tião Viana, www.politicapb.com.br 

Termino o ano de "alma lavada" com esse artigo do jornalista Tião Viana. Na cultura do "jeitinho brasileiro", as pessoas que não assumem esse perfil, tornam-se estranhas nos grupos sociais. Já nos disseram que não tínhamos jogo de cintura e que era preciso ter esse jogo de cintura para ocupar determinadas posições. Não pestanejei. Se é assim, vamos eleger a mulata globeleza para a presidência da República. Na realidade, não nos falta jogo de cintura. Sobra firmeza de caráter, posições assumidas e a incapacidade de transigir com a safadeza e o oportunismo. Se no Estado da Paraíba existe gente assim, colega jornalista, no nosso Estado posso citar uma penca de homens raparigas, moleques que se prestam a todo tipo de bajulação em troca de alguns favores, totalmente submetidos às conveniências dos poderosos de plantão. Imagino só as dificuldades que os chefes não encontram em "filtrar" as informações daqueles que se propõem a ser mais real do que o rei.  Não raro, extrapolam suas funções apenas para fazerem seus mimos aos chefes. Como se trata de homens raparigas, já presenciei alguns "gozarem" apenas pelo fato de pegarem a pasta do patrão. Agora mesmo, por ocasião da chegada do PT ao poder, conheci pessoas que serviram fielmente ao macielismo se transfigurarem de petistas no dia seguinte, tal qual as dianas de pastoril. Não é tudo. Na pressa, ainda jogaram a manta azul nos braços daqueles que, por convicção e identidade social, sempre estiveram engajados na luta dos trabalhadores. Infelizmente, o PT acabou de conluio com essa gente, abdicando de seus princípios mais caros.   Tião Viana, com esse artigo, encerra com chave de ouro o ano de 2012, brindando o editor do blog com um ótimo presente. Melhor, impossível. Vou aproveitar minhas férias em Jacumã e visitar a redação do site para presenteá-lo com a melhor caninha brasileira, a Volúpia, produzida no friozinho da região serrana do Brejo Paraibano, de onde, salvo algum engano, o jornalista busca inspiração para essas "tiradas" soberbas. Faço-o por admiração e respeito. Coisa rara. O artigo foi escrito em função dos problemas enfrentados pelo governador Ricardo Coutinho com a Assembléia Legislativa do Estado. Torço que os ventos soprem favoravelmente para o "Mago" em 2013 e ele tenha a têmpera necessária para enfrentar mais essa adversidade em sua gestão. Um Feliz Ano Novo para Viana e toda redação do www.politicapb.com.br.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário