pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: "Isso é mentira", afirma Lula sobre depoimento de Valério
Powered By Blogger

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"Isso é mentira", afirma Lula sobre depoimento de Valério




 
 

“Isso é mentira“, disse Lula ao ser questionado sobre o depoimento prestado por Marcos Valério à Procuradoria Geral da República. Rodeado de seguranças e assessores, Lula saía de um seminário, em Paris. Perguntaram-lhe se poderia ouvir mais perguntas sobre o caso. E ele, mantendo a marcha: “Hoje, nem duas.”
Assim, as três horas e meia de depoimento de Valério, as 13 laudas consumidas pela transcrição, a acusação de que a verba suja do mensalão bancou despesas pessoais de Lula, a denúncia de que o ex-presidente deu seu ‘Ok’ para os empréstimos de fancaria do esquema, tudo isso foi rebatido com um comentário reles. Uma frase que qualquer formiguinha atravessaria com água pela canela: “Isso é mentira.”
Poderia ter sido pior. Mais cedo, Lula mandara a assessoria informar que não comentaria as declarações de Valério. Por mal dos pecados, o compromisso público deixou-o exposto ao assédio dos repórteres, essas criaturas inoportunas. Tudo isso em Paris. A mesma cidade em que, numa entrevista de 2005, Lula dissera que o PT não fizera no mensalão nada além do que todos os partidos historicamente fazem no Brasil.
Por ironia, acompanhava o ex-soberano no seminário parisiense o amigo Paulo Okamotto, diretor do Instituto Lula. O mesmo Okamotto que Valério disse à Procuradoria tê-lo procurado para fazer ameaças de morte. Também presente, Dilma Rousseff foi questionada sobre o depoimento de Valério.
“É sabida a minha admiração, o meu respeito e minha amizade pelo presidente Lula. Portanto, eu repudio todas as tentativas –e esta não será a primeira vez— de tentar destituí-lo da imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem”, disse.
Acrescentou: “Essa é uma questão que eu devo responder no Brasil, mas eu não poderia deixar de assinalar que acho lamentável essas tentativas de desgastar a imagem do ex-presidente Lula. Eu acho lamentável.”
A indagação sobre Valério chegou a Dilma num momento constrangedor. Ela concedida entrevista coletiva ao lado do presidente francês, François Hollande, no Palácio do Eliseu. O anfitrião solidarizou-se com Lula, que verá na hora do jantar. Ele dispõe de “imagem considerável”, disse.

(Publicado originalmente no blog do jornalista Josias de Souza, Portal UOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário