pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Petista bom é petista morto?
Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Tijolinho do Jolugue: Petista bom é petista morto?



Os índices de intolerância no país passaram de todos os limites. Pessoas inocentes estão sendo trucidadas nas ruas, amarradas em tronco, para não fugirmos à tradição do nosso passado escravocrata nebuloso. Creio que 100% das pessoas que foram "justiçadas" até recentemente - acusadas de roubo e outros delitos - eram inocentes.Quem não lembra daquela jovem, no Rio de Janeiro, morta por pauladas e apedrejamento, acusada de sequestrar uma criança para rituais de magia negra? E aquele jovem, no Maranhão, amarrado num tronco, espancada até a morte? Já perdi a conta de quantos homossexuais foram vítimas fatais, movidos pelo mais atroz preconceito. O último caso ocorreu na periferia de Salvador, quando dois jovens gêmeos caminhavam de mãos dadas e foram confundidos como homossexuais. 

No Estado do Rio de Janeiro está ocorrendo o fenômeno da criminalização da pobreza, ou seja, jovens negros da periferia estão sendo proibidos de frequentaram as praias dos bacanas, que residem em Copacabana. A Polícia Militar monta barreiras e os reembarcam de volta aos seus bairros de origem.Já ocorreram até alguns incidentes, quando jovens sarados da classe média agrediram adolescentes negros ainda dentro dos coletivos. A vítima mais recentes desse ódio sem controle foi o ex-dirigente da Petrobrás, ex-presidente nacional do PT e ex-senador, Luiz Eduardo Dutra, que morreu no dia ontem. Hoje, 05/10, quando amigos e familiares se despediam do companheiro, um carro passou pelo local e atirou alguns panfletos com os dizeres: Petista bom é petista morto. Trata-se de uma falta de respeito inominável. Falta-nos adjetivos para qualificar o ato. Talvez uma era das trevas, do obscurantismo. 

Eu tento imaginar aonde nós vamos parar. Uma sociedade dilacerada socialmente - este é um dado histórico - e hoje desenvolvendo hostilidades de parte a parte, com consequências funestas. A presidente Dilma Rousseff já não governa mais. Tornou-se uma espécie de rainha da Inglaterra. Entregou os anéis e os dedos a essa gente. Áreas estratégicas? não mais existem. Programas sociais? praticamente todos estão comprometidos. Logo a curva ascendente da diminuição da extrema pobreza no país estará estacionada, com a perspectiva de declinar, realimentando os bolsões de miséria que os governos de coalizão petista tentaram combater. 

Já estamos vivendo sob o signo do fascismo, da barbárie, do segregacionismo, ampliado pelos contingenciamentos políticos, pelas dificuldades da economia, e uma ajudinha de uma mídia irresponsável. A máquina pública, nas suas três esferas, perde gradativamente sua capacidade de financiamento. Questionado a respeito das ações da Polícia Militar no Estado do Rio de Janeiro, o Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, informou não ver nenhum problema nas ações da PM. No Rio Grande do Sul e no Ceará, membros graduados da PM pediram a "ajuda" da população no combate à violência. É aquela "ajuda" que vocês estão pensando mesmo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário