pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições municipais de 2016, no Recife: De Olinda, mais uma notícia que pode ter reflexos nas eleições do Recife. .
Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O xadrez político das eleições municipais de 2016, no Recife: De Olinda, mais uma notícia que pode ter reflexos nas eleições do Recife. .





José Luiz Gomes

O caldeirão em ebulição em Brasília, com a sua "tempestade perfeita" - para usarmos uma expressão muito em voga na atualidade - parece mesmo que arrefeceu um pouco os ânimos em torno das eleições municipais de 2016, no Recife. Nada menos do que 80% dos municípios do Estado de Pernambuco já romperam os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e estão encrencados com o TCE. Na realidade, os fatos 'novos" sobre as eleições do próximo ano em Recife, por incrível que possa parecer, vieram da cidade vizinha, de Olinda. 

Naquela cidade, depois de um longo processo de indisposições, o PT anuncia seu rompimento com o prefeito Renildo Calheiros. Não vamos aqui entrar nos detalhes da nota, uma vez que trata-se, tão somente, de um discurso oficial, com aqueles argumentos conhecidos. O ingrediente político que conta aqui são os bastidores desse rompimento, que podem indicar que o PT, de fato, pode, sim, lançar o nome da Deputada Estadual Teresa Leitão, como candidata nas eleições de 2016.

A despeito das adversidades - talvez até em razão disso - o PT em Pernambuco, depois dos reveses, aos poucos, vem procurando reaglutinar suas forças políticas no Estado. Isso não deixa de ser algo positivo para a agremiação. Outro dia elogiávamos o otimismo do senador Humberto Costa, que realizou um périplo pelo interior, mapeando a situação do partido. Agora vem o grito de alforria,emitido lá pelas Marim dos Caetés. A situação não é fácil. O vice de Renildo Calheiros, Enildo Arantes, é filiado ao PT. O líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Marcelo Santa Cruz, também é filiado à legenda e já foi comunicado da decisão, o que o contingencia a entregar o cargo. Os cargos de confiança indicado pelo partido, poderão ainda continuar nos seus postos até o final do mês de dezembro, o que poderá garantir o queijo do reino (ops!) do Natal que se aproxima. 

Em declarações posteriores, o vereador Marcelo Santa Cruz informou que não acatará a decisão da executiva municipal da legenda e continuará à frente da liderança do Governo Municipal. A disputa pela Prefeitura de Olinda, em 2016, promete ser uma das mais acirradas. Ingredientes é o que não faltará. Há movimentos por todos os quadrantes políticos, desde forças conservadoras, até aos radiciais de esquerda. Esse arranjos de forças políticas, conforme afirmamos desde o início, reflete no que ocorre no Recife, sobretudo em função dos acordos celebrados entre os grêmios partidários que, em alguns casos, estiveram juntos nos dois municípios nas eleições municipais passadas, como é o caso do PCdoB e o PSB.

No Recife, o PT parece mais livre dessas amarras, embora, em Olinda, integre o governo do comunista Renildo Calheiros. No Recife, talvez devêssemos falar em PTs, uma vez que, membros ligados ao grupo do ex-prefeito João da Costa continuaram exercendo cargos de confiança na gestão do prefeito Geraldo Júlio, sob o patrocínio do ex-governador Eduardo Campos, creio que até bem pouco tempo. João da Costa voltou à ativa, sobretudo nas redes sociais, onde, pontualmente, vem realizando uma espécie de cotejo de gestões, apontando alguns equívocos da gestão socialista.

Diante da crise, com poucos recursos e margem de manobra apertada, o atual prefeito do Recife, Geraldo Júlio, vem fazendo das tripas coração para aparecer bem na fita. O contingenciamento das despesas públicas recursos é evidente. Outro dia li uma reclamação, aqui pelas redes sociais, que a circulação da agenda cultural havia atrasado em razão do não pagamento à gráfica que faz sua impressão. Imagina como é que não estão as coisas em relação às obras que exigem um grande aporte de recursos, inclusive federais. 10% do montante que seriam gastos na propaganda institucional poderiam viabilizar a reforma do Teatro do Parque, que se arrasta sem uma previsão de seu término. E o prefeito, continua aparecendo muito bem na fita, conforme dissemos, como mostra a foto acima, publicada por sua página oficial, da rede Facebook. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário