pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Para professor, culpa por ataques em Paris é de Israel e EUA
Powered By Blogger

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Para professor, culpa por ataques em Paris é de Israel e EUA




PUBLICADO EM 16/11/2015 ÀS 14:15 POR  EM NOTÍCIAS

12239564_10153824651819276_7128774487071582457_n

Meia-noite em Paris
Por José Luiz Gomes (Cientista Político)
Os últimos ataques de integrantes do Estado Islâmico em território francês resultaram na morte de 152 inocentes, chacinados em locais de grande concentração de pessoas. A maioria dessas mortes ocorreram numa boate, a Bataclan, uma conhecida casa de shows parisiense. A palavra mais apropriada para descrever os conflitos entres as potências ocidentais e o Estado Islâmico, talvez seja mesmo “cinismo”. E o Ocidente, infelizmente, ainda irá pagar muito caro por esse cinismo, pois enfrenta uma batalha com um inimigo muito difícil de combater; cujos integrantes agem sem o menor remorso; estão dispostos a morrer pela “causa”; podem agir de forma coordenada, mas também agem por impulso individual, sobretudo nas repúblicas ocidentais.
É muito difícil combater um inimigo com essas características. Há alguns anos atrás, dois jovens-bomba cometeram um grande atentado ali na região do Oriente Médio. Foram centenas de mortos. Um jornalista teve o cuidado de investigar a vida desses dois jovens, na realidade, um casal. Ambos estavam de “casamento” marcado. A possibilidade de uma ocorrência dessa natureza, no contexto do valores ocidentais, seriam remotas. Dificilmente algum de nossos jovens deixariam de “se casar” para se “explodir”.
Logo em seguida aos atentados em Paris, o presidente francês, François Hollande, declarou guerra ao Estado Islâmico, iniciando os ataques aos seus redutos na Síria. O contraditório é que, até bem pouco tempo, a França, em apoio à estratégia americana na região, forneceu armas ao insurgente Estado Islâmico. Qual a origem do Estado Islâmico? na realidade, o Estado Islâmico é uma franquia rebelde da organização terrorista Al-Qaeda, criada por Osama Bin Laden. É consequência direta dos enormes equívocos cometidos pelas potências ocidentais naquela região, como a Guerra do Iraque, que dizimou milhares de civis. De certa forma, ali foram plantadas as bases militares e políticas do que mais tarde se constituiria no Estado Islâmico.
Os principais financiadores desse grupo são as monarquias árabes favoráveis aos Estado Unidos. Acompanhado a repercussão desse episódio pelas redes sociais, tornaram-se comuns a expressão “quem planta vento, colhe tempestade”, numa alusão ao fato de que as repúblicas ocidentais estão colhendo o que plantaram, desejando impor sua cultura civilizatória àquela região; cobiçando o seu petróleo; armando rebeldes consoantes interesses estratégicos pontuais; plantando mentiras, como as tais armas químicas do Iraque. Os Estados Unidos também armaram os rebeldes da Al-Qaeda, num momento em que era interessante expulsar a antiga União Soviética daquele território.
A grande questão é que essa política insana das potências ocidentais para a região estão trazendo enormes prejuízos para as pessoas inocentes, seja de lá, seja de cá. O Estado Islâmico já provou sua capacidade de ações fora do seu território geográfico específico. Isso significa que mais ataques poderão ocorrer em países europeus, como retaliação, conforme eles já prometeram. A guerra aberta no território do inimigo, significará, igualmente, milhares de refugiados procurando abrigo na Europa, com as consequências já conhecidas. Ou seja, uma possível sequência de carnificinas, de proporções imprevisíveis, que poderiam ser evitadas, caso o objetivo fosse, de fato, a paz.

P.S do Realpolitik: Publicado originalmente no blog do Jamildo, o texto acima suscitou muita polêmica, com alguns comentadores, equivocadamente, insinuando que tentávamos justificar os ataques ocorridos em Paris. Forjado nas práticas democráticas, sempre costume responder, um a um, nossos interlocutores. Eis aqui uma das respostas que podem resumir o teor do texto:  : 
"De formação democrática, sempre fomos muito receptivos às críticas. Esse é um espaço para o diálogo, para o debate de ideias. Em nenhum momento, muito menos neste texto, defendemos práticas terroristas ou procuramos justificá-las. O que o texto procura, modestamente, é estabelecer a origem do Estado Islâmico, assim como evidenciar os graves equívocos da política externa das potências ocidentais para aquela região, desrespeitando soberanias, invadindo territórios, desestabilizando politicamente os países, se apossando de suas riquezas. Somente na guerra do Iraque – justificada com uma mentira – foram mortos 122 mil civis inocentes, como resultado direto das ações dos EUA. Veja quem gerencia os poços de petróleo da Líbia, depois da morte de Kadafi. Há, inclusive, empresas francesas no “consórcio”. O Governo da Síria chegou a pedir ajuda aos EUA para combater os extremistas do ISIS. Eles preferiram apoiá-los e armá-los. Entendo que isso não justifica os atentados em Paris, mas, por outro lado, não se pode negar que violência gera violência, com perdas de vida inocentes. A França, logo em seguida, retaliou, atacando bases do ISIS na Séria. Resultado: centenas de vida inocentes mortas, inclusive criança. Isso se justificaria pelo ataque que eles sofreram? O debate aqui deve ser em torno dessa “engrenagem”, responsável pela morte de inocentes lá e cá. É essa “engrenagem” que está profundamente equivocada. Eles não buscam a paz, não respeitam a soberania, a alteridade e as consequências são desastrosas. Estamos “demonstrando” – e não justificando – porque isso acontece. Simples assim. Se você procurar aprofundar-se melhor sobre o ISIS, descobrirá que aqui não houve nenhuma irresponsabilidade intelectual. O ISIS é cria dos Estados Unidos da América. Abraços!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário