pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições municipais do Recife, em 2016: Há até um pedido de orações para que as eleições tenham um segundo turno.
Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O xadrez político das eleições municipais do Recife, em 2016: Há até um pedido de orações para que as eleições tenham um segundo turno.


José Luiz Gomes

Há algumas semanas onde nada acontece de muito importante no que se refere às próximas eleições municipais do Recife. Esta última semana, no entanto, foi uma semana um tanto quanto folclórica, se considerarmos alguns fatos. O ex-prefeito do Recife, João Paulo, que hoje ocupa a presidência da SUDENE, gravou um vídeo onde aparece dançando e cantando um frevo pernambucano em homenagem à semana dedicada ao combate à violência contra as mulheres. Até aqui tudo bem. A causa é nobre e merece todo o nosso respeito. O cantor e o dançarino é que não se saíram muito bem. Algumas pessoas o consideraram ridículo e apelativo. 

Ainda é muito cedo para se fazer qualquer previsão sobre o comportamento do PT nas próximas eleições municipais do Recife. Por várias razões, algumas óbvias, integrantes da legenda asseguram que o partido terá candidato próprio em 2016. Entre os postulantes, igualmente por razões óbvias, o nome de João Paulo sempre aparece na bolsa de apostas. Há alguns dias, o Deputado Federal Daniel Coelho, ao comentar sobre a possibilidade de uma eventual candidatura de João Paulo, teria formulado a seguinte hipótese: seria uma jogada de muito risco.Caso fosse mais uma vez derrotado, ele entraria no ponto de corte, ou seja, acumulando derrotas sucessivas, sua carreira política chegaria ao fim. 

Isso o levaria a ponderar bastante sobre mais uma postulação ao Palácio Antonio Farias. Faz algum sentido as considerações do tucano. Aliás, por falar em tucano, o próprio Daniel Coelho alimenta a possibilidade do lançamento do seu nome como representante do ninho para as próximas eleições municipais. Há uma briga de foice ali dentro. Nem eles mesmo se entendem. Integram o Governo de Geraldo Júlio(PSB), mas exercem uma ferrenha oposição ao prefeito na Casa de José Mariano. Um dos principais artífices dessa linha oposicionista é o vereador André Régis(PSDB). 

Vire e mexe, a também vereadora Aline Mariano é instigada a entregar a Secretaria de Combate ao Crack e Outra Drogas. O raciocínio dos socialistas é o de que, num contexto mais amplo, há uma possibilidade concreta dos dois partidos unirem forças nas próximas eleições municipais o que, em tese, provocaria um freio de arrumação nos projetos da legenda em relação ao Recife. Salvo algum acordo de bastidores, os tucanos, pelo menos aparentemente, estão dispostos a lançarem uma candidatura a prefeito no Recife. Até mesmo em documentos oficiais eles já explicitaram esse "desejo". Melhor seria "resolução". 

Ancorados no projeto eleitoral do partido para 2018, a ideia é lançar candidatos em todas as cidades com população acima de 200 mil eleitores. A questão é que, em política, tudo se resolve. Os socialistas tupiniquins apostam nessa hipótese.Esta semana o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, rejeitou uma proposta que previa a eleição direta de diretores de escolas de tempo integral. Atualmente a rede comporta poucas escolas com este perfil, mas o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Paulo Rubem Santiago, observou, em sua página na rede Facebook, que logo esse número seria sensivelmente ampliado, permitindo ao prefeito as barganhas políticas inerentes à nomeação desses cargos de confiança. 

De bobo, ele não tem nada. Outro dia, responsabilizou o Governo Federal por todas as mazelas da gestão municipal. Logo após o "cozidão" de Jarbas, onde comentávamos sobre a desenvoltura do Deputado Federal Sílvio Costa, um blog local trouxe uma postagem sobre as costuras de bastidores envolvendo o nome do seu filho, o Deputado Estadual pelo PTB, Sílvio Costa Filho. Segundo a matéria, elas vão de vento em popa. Nós já suspeitávamos disso. Vamos aguardar um pouco mais, uma vez que o rapaz já andou retirando a candidatura em outras ocasiões. 

Correndo numa outra raia, hoje nos deparamos com um pedido de oração - e olha que estamos precisando de orações. Mas, este pedido de oração é, no mínimo, inusitado. O Deputado Estadual, pastor Cleiton Collins(PP) afirmou que iria pedir em orações que as eleições do Recife vá para um segundo turno. Penso que nessas orações ele deve incluir o nome da esposa, a vereadora Michele Collins(PP).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário