pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Para não dizer que não falei das flores.
Powered By Blogger

domingo, 29 de novembro de 2015

Editorial: Para não dizer que não falei das flores.






Se o folclorista da Fundação Joaquim Nabuco, Mário Souto Maior, ainda estivesse vivo, iríamos fazer a ele uma sugestão: que ele ficasse atento às licitações em torno das compras realizadas para os palácios dos governadores. Há, ali, além das irregularidades e irresponsabilidades com o gasto do dinheiro público, algo que beira o folclore, daí o fato dessas licitações talvez interessar ao nosso folclorista. Mas esse não é o maior problema. Seria apenas uma sugestão, quiçá, para as suas pesquisas. 

O grande problema mesmo são os efeitos nocivos desses atos no que concerne ao interesse público, numa demonstração cabal da ausência de austeridade dos nossos governantes no uso do dinheiro público, conforme informou o cientista político Michel Zaidan, em artigo publicado no dia de ontem, aqui no blog. Já houve um tempo em que nos interessava mais este assunto. O descaramento é tão grande que nós desistimos de comentá-los. Neste quesito, não há racionalidade republicana no emprego de recursos públicos. A caneta corre solta. Afinal, como recomenda os bons costumes patrimonialistas, convém receber bem os convidados. 

Depois, essas políticas de austeridades só se aplicam mesmo aos súditos. A elite tem um estômago muito sensível. As listas são surpreendentes. Há alguns anos atrás, morava na Granja Santana, em João Pessoa - segunda residência dos governadores do Estado da Paraíba - uma jornalista um tanto quanto excêntrica. Madame elaborou uma lista com as despesas da Granja. Entre os itens licitados - além dos tradicionais camarões vila franca, calda de lagosta, carne de siri de primeira - a compra de 460 latas de farinha Lá
ctea, com previsão de consumo para 30 dias. Haja mingau.

Numa lista do Estado do Ceará, aparecia até o filé do Serigado, um peixe ameaçado de extinção.Nem o cuidado com o meio ambiente eles tiveram. Aqui em Pernambuco, não é a primeira vez que isso ocorre. O blog do Jamildo anunciou uma licitação que previa o gasto de R$ 90.000,00 em compra de flores para o Palácio do Campo das Princesas. Um escárnio. Da primeira vez, segundo fomos informados, a licitação teria sido cancelada. Esperamos que o bom senso prevaleça desta vez e eles voltem atrás nessa insensatez, com uma boa admoestação aos responsáveis por esses atos que depõem contra o interesse público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário